Transcrições

Rama Navami

Primeiramente gostaria de oferecer minhas mais humildes e respeitosas reverências, dandavats pranamas aos pés de lótus de meus mestres espirituais, guru pada padma

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Vamana Goswami Maharaja

Nitya Lila Pravista Om Visnupada  Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Narayana Goswami Maharaja

E simultaneamente presto minhas mais humildes e sinceras reverências a

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad  Bhaktivedanda Swami Maharaja

Srila Goura Govinda Goswami Maharaj

Srila Bhakti Raksara Sridhara  Goswami Maharaj

Bhakti Pramode Puri  Goswami Maharaj

A todos os devotos seniores, aos vaishnavas , vaishnavis, e aos respeitosos convidados aqui presentes.

 

 

Hoje é um dia muito auspicioso é o dia do Aparecimento do Senhor Ramachandra o qual é chamado de Maryada Purusotama, ele segue todas as regras das escrituras e da sociedade.

O Senhor Ramachandra na verdade nos diz como ser seres humanos perfeitos, o ser humano perfeito é aquele que segue todas as regras e restrições da sociedade e também pratica a espiritualidade, sem vida espiritual nós não podemos dizer que somos seres humanos. Os animais estão ocupados em quatro coisas:  comer, dormir, se defender e  se acasalar,  da mesma forma nós, os seres humanos  também   estamos ocupados nas quatro coisas, comer, dormir, se defender e  se acasalar , mas os seres humanos praticam e se  perguntam por vida espiritual.

O Senhor Ramachandra dessa forma também estabeleceu o varnasrama dharma, os nossos Puranas explicam:

 

varṇāśramācāra-vatā

puruṣena paraḥ pumān

visṇur ārādhyate panthā

nānyat tat-toṣa-kāraṇam

(Viṣṇu Purāṇa 3.8.8)

 

Visnu, significa o Senhor Visnu, Narayana, Ele vai ficar satisfeito com aquele que segue as regras e restrições do varnasrama dharma .

Na Srimad Bhagavad Gita Krsna disse a Arjuna:

 

catur-varnyam maya srstam
guna-karma-vibhagasah
( SB 4:13)

 

Eu manifestei os quatro varna e asrama: brahmana, kshatriya , vaishya e sudra e também ,  brahmacari, grihastha, vanaprastha e sannyasi, de acordo com suas qualidades as pessoas elas vão pertencer a uma casta,  varnasrama isso chama-se  daiva varnasrama. O Senhor Ramachandra dessa maneira nos disse como seguir o varnasma dharma e também destruiu a filosofia dos asuras, a filosofia dos demônios. Filosofia demoníaca significa que eles não tem fé no Senhor, são completamente ateístas.

Vida demoníaca significa manter a sua vida a qualquer custo e também perturbar os outros como quiser, só para satisfazer o seus sentidos, se você não tiver dinheiro pode enganar os outros ou pedir emprestado e não precisa devolver o dinheiro a eles, porque eles não tem fé na vida espiritual, isso chama-se pensamento demoníaco. Mas o Senhor Ramachandra matou os demônios. O melhor entre eles era Ravana então o senhor Ramachandra matou Ravana e seus associados, parikaras, no Ramayana  está  explicado estabelecer o caminho de quem segue as regras e restrições das escrituras  e faz sadhana e bhajana e destruir o caminho daqueles que são completamente ateístas  engajados em desfrutar dos sentidos.

Valmiki Rishi  manifestou  o Ramayana pela misericórdia sem causa  de Narada Rishi e  Brahmaji , Valmiki ele era filho de Shavan Rishi , isto é filho de um brahmana  , seu nome era Ratnakara mas ele estava associado com  pessoas mundanas  e se tornou um  dacoit , um ladrão,  por isso seu nome era  Ratnakara o dacoit, assim ele manteve sua vida, porém uma vez Narada Rishi encontrou-se com ele, e mudou sua vida,  ele cantou os santos nomes ao contrário. De maneira contrária significa que ele era pecaminoso por isso ele não podia cantar os santos nomes  Rama, Narada Rishi falou para ele cantar os santos nomes do senhor Rama  com as sílabas trocadas ao  contrário, Rama fica Mara, Mara , Mara, Mara e assim ele automaticamente acabou falando Rama.

No Rama Carita Manasa, Tulasi Das glorifica Valmiki Rishi

 

uttaman jagat valmiki kahe brahmana samana

 

Valmiki Rishi cantou os santos nomes, de maneira oposta ele não podia cantar Rama, então ele cantou a sílaba ao contrário, Mara, Mara, Mara, automaticamente se transformou em  Rama, Rama, Rama.

Dessa maneira Tulasi Das em seu Rama Carita Manasa glorificou como é poderoso o santo nome. Ele ficou cantando os santos nomes de Rama por  milhares e milhares de anos  e seu corpo ficou coberto por um tipo de inseto,  que se chama valmiki.  valmiki é um tipo de inseto  que cobriu  seu corpo com  terra, lama , seu corpo só tinha ossos , então os semideuses mandaram chuvas, chuvas pesadas e toda a lama saiu do seu corpo  e pela misericórdia do Senhor ele voltou a consciência.  Porque seu corpo ficou coberto com a terra dos insetos seu nome ficou conhecido como valmiki . Valmiki ficou famoso como Valmiki Rishi. Uma vez ele   estava tomando banho no rio Tamasa e ele viu 2 pássaros krauncha , grou , fêmea e macho, ambos estavam se amando e nesse momento, veio um caçador que atirou e matou o  pássaro grou macho, ele abandonou o corpo e a grou, fêmea  ficou muito triste e começou a chorar  olhando  para Valmiki Rishi , o coração de Valmiki Rishi derreteu com  amor e afeição, e assim  ele amaldiçoou o caçador.

 

mā niṣāda pratiṣṭhā tvamagamaḥ śāśvatīḥ samāḥ

yat krauñcamithunādekam avadhīḥ kāmamohitam

 

Ei caçador, ei nisada, você matou a ave sem nenhuma razão, você cometeu uma ofensa, aparadha, e por causa desta ofensa aparadha, na sua vida você nunca terá felicidade. Esse sloka manifestou da língua de Valmiki, que então voltou ao seu ashrama com a mente perturbada.

Valmiki é um sadhu, e estava pensando o porquê dele estar absorto nas coisas materiais. Porque nesse mundo material eles estão desfrutando ou sofrendo por causa dos próprios frutos das suas ações. Toda entidade viva está sofrendo por causa dos seus próprios frutos de seu karma, karma phala, isso é chamado sukha e dukha, felicidade e tristeza.

“Eu sou um sadhu, porque eu fiquei envolvido com os pássaros?” Sua mente estava perturbada e nesse meio tempo Brahmaji se manifestou em seu coração. E disse: “Valmiki Rishi, não se preocupe com isso. Isso foi devido Yogamaya, ela própria fez esse sloka se manifestar na sua boca, e nele estão contidas todas as história de Ramacandra, o Ramayana. Isso significa que o nisada, caçador, é a personificação de Ravana, os dois pássaros são Rama e Sita. Ravana raptou Sita Devi. E assim você deve manisfetar o Ramayana, Rama katha”.

Então pela misericórdia de Narada Rishi e Brahmaji, Valmiki Rishi realizou todo o Ramayana no seu coração. O Ramayana de Valmiki  é chamado de Ramayana original, e esse  Ramayana de Valmiki está escrito  em sânscrito, devanagari.
Dessa maneira no Srimad Bhagavatam, Sukadeva Goswamipada falou para Parikshit Maharaj que existem duas dinastias: Surya-Vamsa e Candra-Vamsa.

Na dinastia do Deus do Sol o Senhor Ramacandra apareceu, e na dinastia da Lua, o Senhor Krsna apareceu. Então as lilas, passatempos de Rama e Krsna são muito belas e atraentes. Da mesma forma, Sukadeva Goswamipada, resumidamente glorificou Rama lila katha no Srimad Bhagavatam.

Na dinastia de Iksvaku-vamsa, o Deus do sol, existiu um rei muito poderoso chamado Iksvaku, e nessa mesma dinastia tinha um rei muito piedoso chamado Raghu e nessa mesma dinastia Ramachandra veio, por isso ele também é chamado de Raghava, porque veio da dinastia de Raghu. Nessa dinastia também vieram outros reis como Dasharata Maharaj, o pai de Ramachandra. Assim ele também é chamado de Dasharati. Dasharata Maharaj significa aquele que controla as dez direções com a sua shakti potência e com sua carruagem em todas as  dez direções .

Dasharatha Maharaj era um rei muito poderoso. Quando ele era jovem, ia caçar animais na floresta, isso é explicado no Ramayana. Ele era muito perito com o arco e flecha, sem ao menos ver os animais, só com o som deles, ele atirava, isso se chama sabdhaban. sabdha significa som e bhan significa flecha.

Certa vez Dasharatha Maharaj foi até a floresta caçar animais a noite. Uma hora em que ele estava sentado, ouviu um som, e pensou que fosse uma corsa que estava bebendo água, e ele atirou sem ver, ele usou seu sabdhaban, mas na verdade era um filho de um rishi cego, chamado Sindhu Kumar, que pegava água em um jarro. Quando uma corça bebe água faz o mesmo som de quando você coloca água num jarro.

Então Dasharatha Maharaj foi até lá e ficou surpreso ao ver que havia acertado o filho do rishi cego, que ele estava sentindo muita dor e machucado, não sabendo o que fazer naquele momento. O menino falou para Dasharatha, que os seus pais estavam muitos ávidos para tomar aquela agua, então era para ele levar. “Dê a água para os meus pais” e ele acabou abandonando o seu corpo. Então Dasharatha levou o corpo do filho do rishi e um jarro cheio daquela água, até o rishi cego, que estava à espera do seu filho.  Dasharata Maharaj chegou e não falou nada, e seu corpo começou a tremer. O pai do menino disse: “Porque você está tão atrasado? Você deve ter ficado brincando em algum lugar, mas de qualquer forma, me dê a água, eu estou com sede.”. Dasharatha Maharaj não falou nenhuma palavra. “Porque você está preocupado? Não se preocupe. Você é a nossa vida e alma, apenas me dê a água”. Então Dasharatha Maharaj disse: “Ó Muni rishi, eu não sou seu filho, sou rei de Ayodhya, meu nome é Dasharatha. Mas infelizmente a minha flecha atingiu o seu filho, eu acertei seu filho com essa flecha sabdabhan. Eu fiz mal  uso da minha arquearia. Então o que fazer? Eu trouxe o corpo morto do seu  filho e a água,  primeiro beba a água”. Então ele disse: “Oh, você matou meu filho, como posso beber a água que você está me dando?”  Eles ficaram muito tristes, choraram, e então ele amaldiçoou Dasharatha. “Ei Dasharatha, você não sabe quanta saudade estamos sentindo do nosso filho. Ele abandonou o corpo e você o trouxe até aqui. Da mesma forma você sofrerá com a dor de separação do seu filho.”

E assim, os pais cegos do menino abandonaram seus corpos e Dasharatha Maharaj ficou muito triste. Mas, naquela época ele era novo e se casou com trezentas e sessenta rainhas, muitos anos se passaram e ele se esqueceu dessa maldição. Mas o karma sempre estará com você. Se você fizer um karma, bom ou ruim, ele nunca será destruído, sempre estará com você. Você tem que sofrer com o seu karma passado. Mas Dasharatha Maharaj esqueceu-se de suas más atividades, que tinha matado o filho do rishi que era cego.

Então se passaram muitos anos, e Dasharatha Maharaj estava muito chateado porque não tinha nenhum filho. Os sastras explicam que ele tinha uma filha chamada Shanta, mas ele a dera em doação ao rei Lomapada, o qual adotara Shanta como se fosse sua filha. Quando ela cresceu, esse rei  fez a cerimônia de casamento dela com Sring Rishi, isto também está mencionado no Ramayana.

Dasharath Maharaj perguntou ao seu gurudeva: “Como conseguirei ter filhos, agora estou velho. Quem será o próximo rei do trono em Ayodhya, após eu partir já que não tenho filhos?”  Então Vaishista Rishi lhe disse: “Você tem que fazer um sacrifício,  putresthi yajna, uma cerimônia , para ter um filho ”. As três rainhas mais proeminentes de Dasharatha Maharaj eram  Kausalya, Kaikeyi e Sumitra e elas  disseram: “Gurudeva, você faz para nós essa cerimonia”. Mas Vaishista Rishi disse que não podia fazer esse tipo de sacrifício, e que o genro delas poderia fazer, Sring Rishi. Então deveriam chamar Sring para poder fazer esse, putresthi yajna, sacrifício de fogo para se ter filhos.

Dasharatha Maharaj humildemente orou aos pés de lótus de Sring Rishi, e  ele veio até Ayodhya para a realização da cerimônia de fogo para ele ter um filho. E nesta cerimônia havia um tipo especifico de arroz doce, Dasharatha Maharaj alimentou com meia porção sua rainha mais proeminente, Kausalya, e a outra metade ele dera para Kaikeyi. E as duas deram as metades das suas porções para Sumitra. Quando elas comeram, este arroz doce, ficaram grávidas. Depois de alguns meses deram à luz a quatro filhos: Kausalya deu a luz ao Senhor Rama, Kaikeyi deu à luz a Bharata e Sumitra deu a luz a dois filhos: Laksmana e Shatrughna‎.

Desta maneira os quatro filhos cresceram, assim como a lua nascente. Depois de alguns anos Dasharatha Maharaj os colocou no ashrama de Vaishista Rshi. Essa é a cultura védica, ir para o ashrama do guru, gurukula, e aprender todos os sastras, Vedas, Puranas e Upanishads. Se você é um ksatriya, deve aprender tudo sobre a arte da arquearia. E Vaishista Rishi deu todos os tipos de conhecimento a eles. Então Rama, Bharata, Lakshmana e Satrughna ficaram peritos em todos os tipos de conhecimento, vidya.

Assim que  eles retornaram ao palácio de Ayodhya Puri, depois de alguns meses Vishvamitra Rishi veio e pediu a Dasharatha Maharaj para  enviar seus dois filhos, Rama e Lakshmana, por serem muito poderosos, até o seu ashrama , pois havia alguns demônios que estavam atrapalhando o seu sacrifício de fogo, especialmente Taraka, um demônio feminino que perturbava muito o ashram do rishi.

O corpo de Dasharatha Maharaj começou a  tremer:  como será possível eu enviar  meus filhos?” Especialmente Rama e Lakshman, eles  são meu coração e minha alma. Então ele mandou levar seus dois filhos, Bharata e Satrughna. Então quando os dois filhos estavam indo, Visvamitra percebeu que eles não eram Rama e Lakshmana, e  quis  testa-los. Ele perguntou: “Oh príncipes, se vocês seguirem em frente será bem fácil chegar até o meu ashrama, mas no caminho existe alguns demônios e terão que lutar com eles. Mas também tem um outro caminho mais longo tranquilo sem demônios”. Então eles preferiram ir pelo caminho que era mais longe,mas que não havia nenhuma perturbação. Então Visvamitra percebeu que eles não eram Rama e Lakshaman e  voltou para Dasharatha Maharaj e falou: “Eu queria seus filhos Rama e Lakshmana , mas você me deu Bharata e Satrughna”. Dasharata Maharaj ficara muito triste, pensando, “Como eu vou entregar meu filho Rama?”  Ele é a minha vida e alma. Mas Vashista Rishi o alertou para que ele aceitasse o que Visvamitra estava fazendo, porque deveria ter um motivo e algo auspicioso viria e disse: “Não se preocupe e entregue seus dois filhos Rama e Lakshmana nas mãos de Visvamitra”. Então de acordo com as instruções de gurudeva Vashista, ele entregou os filhos nas mãos de Visvamitra.

Então no caminho eles encontraram com a demônia Taraka asura. Ela os perturbou, mas facilmente eles a mataram junto com os seus associados. Dessa forma, Rama e Lakshmana mataram vários demônios.

Então Visvamitra pediu para eles irem à Janaka Puri, e no caminho passaram por uma pedra, e quando Ramachandra colocou os seus pés, a pedra se transformou em uma linda mulher, chamada Ahilya, e Ele a libertou. Visvamitra explicou como Ahilya, a esposa de Gautama rishi, se transformou naquela pedra.

Indra o senhor do céu e Candra , eles  foram ao ashrama de Gautama Rishi, dizendo que queriam ler e aprender os Vedas como estudantes, mas eles ficaram inebriados com a beleza de sua esposa. Uma vez, bem cedo, no brahma muhurta, enquanto Gautama Rishi fora tomar banho no rio, Indra se disfarçou  de Gautama Rishi e entrou no quarto de Ahilya, e Candra estava sentado do lado de fora do quarto, tomando conta, quando Gautama retornou rapidamente  e viu Candra sentado do lado de fora do quarto de sua esposa,   assim Gautama rishi em sua meditação, dhyana, ele realizou que eles eram tolos, e pegou uma pele de veado, bateu amargamente em Candra, a lua, é por isso que nós vemos muitas manchas escuras.

Indra percebeu que o guru estava vindo e saiu correndo rapidamente do quarto de Ahilya. Mas Gautama Rishi o amaldiçoou para que seu corpo ficasse coberto por olhos, por isso que um nome dele é sahasram locan , Sahasram  significa milhares e locam significa olhos . Ele amaldiçoou também a sua esposa, mesmo ela falando “Isso não é minha culpa, quando ele veio ao meu quarto eu não sabia de nada”. Mas mesmo assim com muita raiva ele a amaldiçoou, fazendo ela virar uma pedra. Ahilya Devi perguntou como ela se libertaria desta maldição de pedra, e ele respondeu que na Treta-Yuga, quando Ramachandra pisasse nela, com a poeira dos seus pés, ela se libertaria. Mas era Satya-Yuga Ramacandra vem em Tetra Tuga, a sequência das Yugas são Satya, Dvapara, Treta e Kali Yuga.

Satya significa primeira, Dvapara é segunda, Treta é terceira e Kali é quarta. Entre Satya e Treta tem Dvapara, isso significa que ela teria que esperar pelo senhor Ramachandra por milhares e milhares de anos “Como é possível que eu aguente a separação de você nesses milhares de anos e esperar por Ramacandra?”  ele respondeu: “Não se preocupe, de acordo com as minhas austeridades, tapasya, yoga siddhi, posso alterar a sequência das Yugas”.  Assim como resultado de sua tapasya ele trocou e depois de  Satya Yuga veio Treta ao invés de Dvapara. Então a sequência das Yugas agora é Satya, Treta, Dvapara e Kali. Mas Gauthama rishi de acordo com seu sadhana , bhajan e  seus poderes místicos, mudou as sequências das Yugas.

Então o Senhor Ramacandra apareceu em Treta Yuga e pisou na pedra, e Ahilya ficou livre da maldição voltando a sua forma original, oferecendo pranamas ao senhor Ramachandra. ahilya uddhar katha, essa é a história de como ela foi libertada.

Depois Visvamitra seguiu com Rama e Lakshaman para Janaka Puri. Nessa época Sita Devi atingiu a maturidade e seria realizada a cerimônia de casamento dela.  Janaka Maharaj fez um voto que  se alguém quebrasse o arco do senhor Siva, Sita Devi, sua filha, daria a  guirlanda para essa pessoa e este se tornaria o seu noivo. Siva ofereceu aquele arco a Parashurama, Parashurama matou  ksatriyas demoníacos, ele matou 21vezes os  ksareistriyas, com o seu arco , flecha e machado depois ele foi para Mandacara Parvati e fez seu bhajana e sadhana .

Siva tem dois discípulos proeminentes: Ravana e Parashurama. Ravana é um discípulo proeminente do senhor Siva .O Ramayana explica belamente que Ravana era um brahmana e recitava muitas orações. Ele escrevera uma canção para o senhor Siva , Siva Giti, uma canção em glorificação ao Senhor Siva, e ele cantava com uma melodia muito linda. Se você ler no Ramayana vai ficar impressionado em como Ravana recitava as orações, stava stuti  ao Senhor Siva. Então o Senhor Siva se manifestava diretamente da Siva lingam e começava a dançar. Ravana era muito poderoso e segurava a montanha Kailasa com a sua mão esquerda ele  possuía muitos poderes místicos e praticou árduas austeridades. Na verdade ele fora uma pessoa muito piedosa, porém mais tarde ele se associou com demônios e a sua mente mudou. Como nesse mundo material, mesmo quando as pessoas piedosas  acabam  tendo uma associação ruim, elas arruínam as suas vidas. As pessoas  praticam sadhana e bhajana mas se associam com pessoas de má índole e começam a beber álcool, ficam na companhia de homens estúpidos. Da mesma maneira, Ravana quando jovem era uma personalidade muito boa, mas depois acabou se associando com um demônio,  Kartaviryaja, e também com as mulheres. Por isso que o pensamento demoníaco se apossou dele. O Senhor Siva estava muito satisfeito com  Ravana.

Quando Parashurama foi fazer seu sadhana e bhajan em  Mandacara Parvati  o senhor  Sivaji falou para Parashurama,  que só ele poderia dar aquele arco a duas pessoas. Só para aqueles que entendessem que aquele arco pertencia a ele , só posso dar a duas pessoas meu irmão espiritual Ravana, ou para Janaka Rishi. Parashurama pensou então: “Porque eu daria esse arco do meu Senhor Siva  para Ravana, talvez ele faça mal uso .  Janaka Rishi fará um melhor uso”. Existem muitos Janakas na história, mas o pai de Sita era Videha Raj Janakh. O nome do arco é haradhana, significa que o arco pertence ao Senhor Siva, porque um outro nome do Senhor Siva é Hara logo o nome do arco e haradhana. Janaka Maharaj  aceitou o arco e  fez um voto, quem quebrar esse arco, Sita Devi se casará com essa pessoa.

Uma vez Ravana foi e tentou levantar o arco, ele pensava que o seu irmão espiritual, Parashurama, não daria a ele o arco do seu guru, então pensou em rouba-lo. Mas quando ele tentou levantar o arco, no palácio de Janaka Rishi, ele caiu e o arco caíra em cima dele, o prendendo-o, como um rato que fica preso embaixo de uma pedra. Da mesma forma Ravana ficou aprisionado embaixo daquele arco.

Naquela época, Sita Devi era uma bebezinha, e fora até lá e levantou o arco com a mão esquerda. Com isso, ele saiu correndo. Então ele se lembrou como esse arco era poderoso, todas as pessoas poderosas foram na cerimônia de casamento de Sita Devi, mas ele próprio não compareceu, pois sabia que ninguém conseguiria. Muitos reis foram para mostrar o seu poder, mas ninguém conseguiu segurar o arco.

Então Ramachandra, foi e facilmente segurou-o com a sua mão esquerda ele se quebrou em duas partes, fazendo o barulho como se fosse um trovão. Enquanto Parashurama estava praticando o seu bhajana e sadhana em Mandacara ouviu este som e se perguntou o que é que poderia ser. “Ah, esse som foi feito por quem quebrou o arco do meu guru, Haradhana”. Ele ficara com muita raiva, perguntando para Janaka Maharaj: “Quem quebrou o arco do meu guru? ”, Lakshaman brincou com ele : “ que aconteceu,  esse arco é muito velho ?”.  Prashurama ficou muito irado ,  isto é velho, este é o arco do meu  guru Shivaji , eu vou mata-lo ,  e Laksmana brincando disse : porque mata-lo?

Essa é uma história muito linda que o Ramayana explica.

Finalmente o Senhor Ramachandra disse: “Eu sou um ofensor, aparadhi, porque eu quebrei esse arco”. E Parashurama falou “Vou te punir , qual é o seu nome?”. Ele respondeu que o seu nome era Rama. “Mas o meu nome é Parashurama”. E Rama falou: “O seu nome é comprido, o meu é apenas Rama, eu sou o seu servo. Por favor me dê misericórdia”. Parashurama disse: “Te darei outro arco e se você colocar a flecha nele eu verei qual Rama você é”. Então ele pegou seu arco e flecha, e Parashurama ficou surpreso e entendeu que Ele era Bhagavan.

Como tinha uma flecha junto ao arco, Rama falou, “devo acertar alguém”, e então Parashurama pediu perdão e para ele não o matar, e pediu então para ele tirar todo o fruto da suas austeridades ,tapasya,, e então Parashurama voltou para o seu local.

E então Janaka Maharaj fez todos os arranjos para o casamento da sua filha Sita Devi com Ramachandra. A sua outra filha Urmila se casou com Lakshman. E as outras duas filhas Shrutakirti e Mandavi se casaram com Bharata e Satrughna. Os quatro noivos e as quatro noivas foram para Ayodhya. Todos os residentes de lá ficaram muito felizes,  e houve muitas e belas celebrações

Depois de alguns meses, Dasharata Maharaj começou a pensar, “o Senhor Rama é muito popular e todos os súditos de Ayodhya  são atraídos por ele também. Estou velho, não sei quanto tempo mais permanecerei nesse mundo, então Rama tem que assumir o meu trono”. Dasharata Maharaj propôs isso ao seu guru, Vashista. “ Vashista disse: Isso é muito bom .Se é algo auspicioso, faça agora e não demore. Amanhã será um dia excelente, faça o raja abhishek para Ramachandra  se tornar o rei ”. Então  ele anunciou para todos os seus ministros que na manhã seguinte o senhor Ramachandra seria o rei de Aydhoya e haveria  o raj abhiseka. Mas  Bharata e Satrughna não estavam lá , estavam na casa do tio materno. Quando Rama soube ficou muito triste   como é possível eu me tornar o rei de Ayodhya  ,especialmente porque nos nascemos e nos casamos  ao mesmo tempo, e dois dos irmãos não estavam presentes . Como era possível   ele se tornar o rei de Ayodhya ? Mas o guru Vashista falou que amanhã seria um  dia  muito auspicioso e que iria demorar muitos anos   para acontecer novamente. Então Dasharata Maharaj decidiu que seria no dia seguinte, tudo acontece sobre o arramjo de Yogamaya .e assim, a mensagem se espalhou por toda a Ayodhya. Todos os Rishis e pessoas de todos os lugares foram ter o darshana do raja abishek do Senhor Ramachandra. O Ramayana explica lindamente isso. Até os aleijados, cegos, semi-deuses e semi-deusas  se manisfestaram na forma de seres humanos  e foram a Ayodhya Puri para ter o darshana do Senhor Rama , raja abhiseka . porque ele é Bhagavan. Assim como quando Vamana Deva apareceu, os semideuses foram vê-lo na forma de seres humanos. Da mesma forma aconteceu na bem decorada Ayodhya, com muitos tipos de luzes e flores. Os cantores, cantando vam e o coração de todos estavam em júbilo,  todas vilas e cidades estavam belamente decoradas , porque agora Bhagavan se tornaria o rei de Ayodhya. Todos estavam muito felizes. Dasharatha Maharaj fez os arranjos para as doações à todos, como roupas, ornamentos, o que quer que precisasse, pois o seu filho se tornaria o rei de Ayodhya. O coração de todos estava derretido só por falarem o nome do Senhor Rama, quem não quer falar o nome do Senhor Rama? Isso é verdade, todos os corações estavam derretidos falando: Rama, Rama, Rama.

Rama e Sita foram ao telhado do palácio e ficaram observando como Ayodhya Puri, estava belamente decorada especialmente à noite. Como acontece na Índia, no dipwali. Todas cidades estão decoradas como nos países ocidentais quando é a época do Natal, por um mês inteiro. Todos estavam cantando Rama lila katha.

Em especial Kaikeyi ficou muito feliz, pensando: “Ramachandra não é diferente do meu filho Bharata”. Ela ama Rama mais do que o seu próprio filho Bharata. Nosso sastra explica que uma vez quando Ramachandra era bebê, ele dissera para ela: “Oh mãe Kaikeyi, quero uma benção sua, quando me tornar rei peça uma benção ao meu pai Dasharatha, eu devo ir para a floresta por catorze anos, o seu filho será o rei de Ayodhya”. Mas ela perguntou, como isso seria possível? “Se eu não for para a floresta, quem matará os demônios? Então você tem que ajudar na minha lila”. Então Yogamaya fez os arranjos.

Quando a cerimonia estava prestes a ser feita, todos os rishis, munis  iam fazer o raja  abhisek de Rama mas alguns segundos antes de começar, Mantara, a serva de Kaikeyi,  seu coração estava com muita inveja e ciúmes do Senhor Rama. Ela não queria que ele fosse o rei de Ayodhya  e sim Bharata. Então ela deu um conselho a Kaikeyi: “Ei, por que você está tão feliz? Por que você deu tantas doações por conta do abhisek do Senhor Rama?” Ela falou: “Porque Rama não é diferente do meu filho Bharata e ele possui muito amor por mim. Quem não gosta de  Rama?”. Mas  Mantara mudou a mente de Kaikeyi: “Você sabe que quando Rama se tornar rei, todos falarão que Kausalya será a raja mata, que é a mãe do rei. Então você se tornará a serva dela, qual resultado você  conseguirá?”.  Essa é a natureza dos seres humanos. “O seu filho será como um mendicante”.

De acordo com Yogamaya, a mente de Kaikeyi mudou. “O que farei agora? Em poucos minutos Rama se tornará rei”. Mantara disse: “Esses poucos minutos é muito tempo. Em um piscar de olhos tudo pode mudar, em poucos segundos tudo pode mudar e ainda faltam alguns minutos. Vou te lembrar de uma coisa, quando você era jovem, Dasharatha Maharaj prometeu dar a você duas bênçãos, mas naquela época você não quis. Agora você pode pedir as suas bênçãos  , a primeira é que o Senhor Rama vá para a floresta passar catorze anos e  a segunda que o seu filho Bharata  seja o rei de Ayodhya. Tudo mudará e todos os seus problemas serão resolvidos”.

O que isso significa? O resultado da boa ou da má companhia. A mente de Kaykeyi mudou completamente, em alguns segundos. Ela mudou de roupa, tirou a sua roupa real e vestiu a sua roupa de quando ela ficava com raiva. “Dasharath Maharaj eu quero agora as duas bênçãos que você prometeu que me daria”, “Quais bênçãos?” “Uma é que Rama deve ir para a floresta por catorze anos e a outra é que meu filho seja o rei de Ayodhya”. O rei falou: “Por que você está falando isso? Porque ele tem que ir para a floresta? O que Rama fez de errado?”  E ela insistiu: “Eu quero essas duas bênçãos”. Ela era muito teimosa, não abandonava o seu voto, o que ela queria. Dasharata Maharaj ficou muito triste e na hora do raja abhisek  os rishis e munis pediram para Rama ir chamar o seu pai, porque sem ele, não seria possível executar a cerimônia, para colocarem a coroa do Rei. Então Ramachandra fora até o quarto de Kaikeyi e Dasharath Maharaj, que estava muito triste e chorando, de cabeça baixa não falando nada. Rama perguntou o que tinha acontecido: “Oh Rama, seu pai uma vez me falou que quando eu quisesse me daria duas bênçãos, agora chegou o momento oportuno. Hoje é um dia super-excelente e auspicioso, então pensei em pedir essas duas bênçãos para ele ”. Ele perguntou, “quais seriam essas coisas?” E ela respondeu que era uma coisa pequena, nada de mais. E Ramachandra perguntou, “Mas o que é? Meu pai não quer te dar? Ele está só chorando.” E então ela falou: “Oh Rama, você terá que ir para a floresta  por quatorze anos e o meu filho que será o rei de Ayodhya”. E Ramachandra ficou muito feliz, falando: “Oh mãe, essa é uma linda benção, eu satisfarei os desejos do meu pai, não se preocupe”.

Então Rama, Lakshaman e Sita foram para a floresta, mas Dasharatha Maharaj não podia tolerar a separação que ele sentia do Senhor Rama. Repetia Rama Rama  e assim abandonado o corpo. Ele se lembrará da mesma cena de quando ele era jovem e matara Sindhu, o filho do rishi cego que o amaldiçoara lhe dizendo que iria abandonar o seu corpo sentindo saudade  do seu filho. Você abandonara seu corpo como um peixe fora d’agua  e agora a maldição veio, Dhasaratha Maharaj é um associado eterno do Senhor Rama, mas está nos  mostrando uma lila , aqueles que são associados eternos do Senhor não tem karma mas agem nesta lila  , Dasharatha Maharaj agora está na mesma lila  e ira morrer  tremendo seu corpo de saudade do seu filho .

Bharata e Satrughna voltaram da casa dos tios e ouviram  a história  e ficaram muito tristes com a mãe especialmente com Mantara. Satrughna ficou com muita raiva vendo que tudo aconteceu por causa de Mantara, ele pegando-a pelo cabelo, bateu nela mas Bharata disse: “Satrughna, não bata nela, se ela morrer Ramacandra ira nos deixar , porque Ramacandra não não suporta alguém que mate uma mulher. Eu deveria matar a minha mãe , porque ela é a causa de Ramacandra ter ido para a floresta , mas quando eu lembro da natureza do meu irmão, eu fico paciente.

De qualquer forma Vaishista Rshi apaziguara Bharata e Satraguna e fizeram as cerimônias fúnebres de cremação de  Dasharata Maharaj. Ele falou para Bharata: “Sua mãe teve as bênçãos do seu pai para você se tornar o rei de Ayodhya, alguém tem que sentar na simhasana, trono, porque os inimigos virão e atacarão”, mas Bharata falou: “Como é possível que eu me torne o rei de Ayodhya? Somente Rama é qualificado para sentar no trono e ser o rei de Ayodhya . Você tem que ir para a floresta e trazer de volta meu irmão Rama ”. Então Bharata, Satraguna, as três mães  Kausalya Kaikeyii  e Sumira junto com todos os ministros foram para a floresta em Citracut e se encontraram com o Senhor Ramachandra. Tiveram uma bela discussão  acerca Dele para voltar para Ayodhya. Mas Rama não voltou. Então Bharataji pegou os sapatos de madeira do Senhor Ramachandra e colocou no trono.

Bharata administrou tudo em um local perto de Ayodhya, e falava que se Rama não estivesse lá ele também não voltaria.  Bharata ficava em um local nandika perto dali.

Ele ficava como um sannyasi e governava afastado com os seus ministros. Esse katha está acontecendo.

 

Gaura Premanande!

Ram katha ki jay

 

Raghupati Raghav Raja Ram

Patita Pavan Sitaram

Sitaram, Sitaram,

Patita Pavan Sitaram

 

 

Transmitido  em 28/03/15 (https://www.youtube.com/watch?v=h6Wp3A6MeHo)