Transcrições

Ekadasi Tithi 1

 

Primeiramente gostaria de oferecer minhas mais humildes e respeitosas reverências, dandavats pranamas aos pés de lótus de meus mestres espirituais, guru pada padma

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Vamana Goswami Maharaja

Nitya Lila Pravista Om Visnupada  Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Narayana Goswami Maharaja

E simultaneamente presto minhas mais humildes e sinceras reverências a

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanda Swami Maharaja

Srila Goura Govinda Goswami Maharaj

Srila Bhakti Raksara Sridhara  Goswami Maharaj

Bhakti Pramode Puri  Goswami Maharaj

A todos os devotos seniores, aos vaishnavas , vaishnavis, e aos respeitosos convidados aqui presentes.

Gostaria de falar que hoje é um dia super excelente e auspicioso, hoje é ekadasi tithi. Você sabe que o ekadasi é chamado de Madhava tithi e   também é chamado de a mãe de suddha-bhakti.

 

Madhava-tithi, bhakti-janani, jatane palana kori

Krishna-vasati, vasati boli, parama adare vari

 

Nessa canção de Srila Bhaktivinoda Thakura explica que devemos seguir ekadasi com muito cuidado, porque o ekadasi tithi nos dá suddha-bhakti. O próprio Senhor manifesta-se na forma de ekadasi tithi, e  por isso  é chamado de Madhava tithi.

Esse Madhava tithi era observado pelo próprio Sri Caitanya Mahaprabhu.  No Hari-bhakta-vilasa está dito, que se a sua saúde é boa você deve fazer jejum completo, sem nenhuma gota de água e também deve cantar os santos nomes pelo menos sessenta e quatro voltas, cantar os santos nomes e ler algum grantha como Srimad Bhagavatam, Caitanya Caritamrta ou algum grantha de algum dos nossos Goswamis.

Se a sua saúde é boa você não deve dormir durante o dia e durante a noite, nisi jagaram, deve cantar os santos nomes e glorificar os passatempos de Krishna. Esse é o processo que devemos seguir no dia do ekadasi tithi.

Caitanya Mahaprabhu com os seus associados, parikaras  seguem ekadasi desta maneira.

Srila Bhaktivinoda Thakura explica em uma canção:

 

 sri hari –vasare hari kirtana-

vidhana nrtya arambhila

 prabhu jagatera prana

 

“Caitanya  Mahaprabhu cantava os santos nomes  dia e noite com seus associados, parikara, e especialmente Ele cantava na casa de Srivasa Thakura e todo mundo ficava completamente intoxicado com o cantar dos santos nomes do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Então Caitanya Mahaprabhu dia e noite cantava os santos nomes  este é o processo de como devemos observar, não falar sobre coisas mundanas, não criticar ninguém, ficar completamente absorto em krsna-nama e krsna-katha.

 

(1)

Hari haraye nama Krsna jadavaya namah

Yadavaya madhavaya kesavaya namah

 

(2)

Gopala Govinda Rama Sri Madhusudana

giridhari gopinatha madana mohana

( Narottama Dasa Takura)

 

Assim o  Senhor Caitanya  Mahaprabhu cantava dia e noite na casa de Srivasa Thakura , e de manhã bem cedo , o Senhor Caitanya  Mahaprabhu costumava ir tomar banho no Ganges e depois de tomar banho, Ele adorava o Ganga. Assim Caitanya Mahaprabhu nos ensina como praticar o serviço devocional ao Senhor, Tulasi-seva, Ganga-seva. Mahaprabhu explicava que devemos diariamente  adorar Tulasi, Tulasi-seva, e também adorar Ganga , rio Ganges,

Após Caitanya Mahaprabhu  tomar banho no Ganges Ele fazia  muitos stava stutis, orações,  para  Ganga devi

 

Devi Suresvari Bhagavati Gange

 Tribhuvana-Tarini Tarala-Tarange
Shankara-Mauli-Viharini Vimale

Mama Matir-Astam Tava Pada-Kamale

(”Sri Sri Ganga Stotram” – Sree Shankaracharya)

 

Caitanya Mahaprabhu recitava este Ganga-stuti que foi composto por  Shakaracharya. Muito lindo este stava stuti para o Ganges.

 

Devi Suresvari Bhagavati Gange

 Tribhuvana-Tarini Tarala-Tarange
Shankara-Mauli-Viharini Vimale

Mama Matir-Astam Tava Pada-Kamale

(”Sri Sri Ganga Stotram” – Sree Shankaracharya)

 

Então Mahaprabhu adorava Ganga-devi oferecendo flores, incensos, lamparinas de ghee, oferecendo stava stutis com os devotos, depois Sri Caitanya Mahaprabhu voltava para casa e adorava Tulasi devi.  Como adorar Tulasi devi, tulasi-puja? Oferecendo água aos pés de lótus de Tulasi-devi, oferecendo lamparinas de ghee e outras parafernálias, e  também oferecendo tulasi stava-stutis.

Desta maneira Caitanya Mahaprabhu adorava Tulasi e após isso passava  tilaka e cantava o  Gayatri-mantra etc.  Quando   Nityananda  chegava, ele pensava: “-Eu devo  quebrar o Meu jejum.” Segundo o parana , horário para quebrar o jejum. Antes de quebrar o jejum a pessoa tem que adorar Vishnu, o Senhor  Krishna, ou se você tem uma Shalagrama-Sila, uma Giriraja Govardhana ou Thakuraji . Após a adoração deve-se tomar caranamrta, a água que lavou os pés de lótus de Vishnu, vishnu-caranamrta.

Após isso deve-se adorar go-mata, as vacas, os brahmanas e  os vaisnavas, esse é o processo.

 

namo brahmanya-devaya

go-brahmana-hitaya ca
jagad-dhitaya krishnaya

govindaya namo namah

 

Porque o Senhor é muito próximo e querido das vacas, go-mata, dessa maneira deve-se  adorá-las e dar-lhes prasada e também aos brahmanas , aos suddha-brahmanas e  vaisnavas.  Então no horário certo, você deverá de tomar prasada, dessa maneira devemos  observar o ekadasi tithi.

Sukadeva Gosvami Pada no Srimad Bhagavatam glorifica como devemos seguir o voto de ekadasi, por isso ele nos contou a história de Ambarisha Maharaja e Durvasa Rsi.

Muitas pessoas seguem o ekadasi mas não da forma apropriada, eles não quebram o jejum da maneira correta no dia seguinte. No dia seguinte ao ekadasi , deve-se  quebrar o  jejum  no horário certo pois do contrário não se obterá o perfeito fruto por ter observado ekadasi tithi.

Sukadeva Gosvami Pada ao contar a história de Ambarisha Maharaja, que mesmo ele sendo grhastra, um chefe de família, era um grande devoto do Senhor e apesar dele ser o rei de todo o universo, Prithvi, ele adorava a sua thakuraji com suas próprias mãos. Sukadeva Gosvami então explica que Ambarisha Maharaja empregava todos os e membros do seu corpo para servir a sua Deidade, thakuraji.

karau harer mandira-mārjanādiṣu, neste sloka explica-se belamente que apesar dele ser o rei ele adorava a thakuraji , limpava o  quintal  do templo com as suas próprias mãos, tinha o darshana da belíssima forma do senhor, thakuraji e ouvia harikatha, fazia tulasi-parikrama , mandir- parikrama, isto significa circumbambular Tulasi e o templo, e  também visitava os locais de passatempos do Senhor, Bhagavat lilastali.

Ambarisha Maharaja usava todos os seus sentidos para servir ao Senhor.

Os vaisnavas explicam que no ekadasi  nós devemos  ocupar todos os nossos  onze  sentidos para servir o Senhor. Nós temos onze sentidos chamados de panca karmendriyas e panca jnanendriyas, cinco sentidos  funcionais  e cinco sentidos  de aprendizagem mais a mente . Devemos usa-los para servir o Senhor. Devemos usar no dia de ekadasi nossos onze indriyas para servir ao senhor. Esse é o significado intrínseco de ekadasi. Jejuar completamente no dia de ekadasi não é o seu significado perfeito, o significado de ekadasi é que temos que ocupar todos os nossos sentidos para servir o Senhor. Dessa maneira Ambarisha Maharaja  usou  todos os seus sentidos no serviço ao Senhor, e  no dia seguinte ao ekadasi você tem de quebrar o jejum honrando prasada no horário apropriado.

Durvasa Rsi e Ambarisha Maharaja vivenciaram um ekadasi em que o horário de quebrar o jejum era muito curto, Ambarisha Maharaja pensou:

“-O que eu farei agora?”

Durvasa Rsi disse: “-Eu vou tomar banho no Yamuna e não voltarei logo.”

O momento apropriado de quebrar o jejum de ekadasi era muito curto e então Gurudeva falou que Ambarisha Maharaja foi até os panditas perguntar o que ele deveria fazer?  Porque  quando um brahmana , sadhu ,vem até a sua casa você tem de respeitá-lo. No entanto os panditas não deram uma conclusão e então, Ambarisha realizou: “eu tenho de adorar o Senhor Vishnu e após isso eu irei tomar vishnu-caranamrta porque o shastra  diz: a água que lavou os pés do Senhor não é alimento, é transcendental.”

Por isso Ambarisha Maharaja adorou a sua thakurji e tomou o caranamrta, a água que lavou os Seus pés.

No dia seguinte ao ekadasi, o qual ele fez jejum completo, ao tomar uma gota da água que lavou os pés do Senhor Vishnu ele quebrou seu jejum de ekadasi. Mas Durvasa Rsi é um maha-yogi e possui muitos poderes místicos e  realizou: “Oh Ambarisha Maharaja quebrou o seu jejum sem me honrar! “E assim Durvasa Rsi ficou  muito irado e voltou ao palácio de Ambarisha Maharaja.   Ambarish Maharaj não disse nada, ele era muito humilde, mas Durvasa Rsi  estava  muito irado e  usou palavras  rudes para com  Ambarisha Maharaja. Se a raiva aparece, nessa hora as pessoas podem falar qualquer coisa estúpida e sem noção, essa é a natureza da raiva. Então da mesma maneira Durvasa Rsi ficou muito irado e usou palavras ríspidas para com Ambarisha Maharaja mas Ambarisha Maharaja não disse uma só palavra, porque quem é bhakta, devoto, é sempre tolerante.

 

trnad api sunicena taror api sahisnuna

amanina manadena kirtaniyah sada harih

 

Por este motivo observamos que o caráter de Ambarisha Maharaja foi não ter dito nenhuma palavra, mas Durvasa Rsi permaneceu no fogo de sua raiva e cada vez mais a chama da ira  foi  inflamando e ele manifestou um demônio de fogo  chamado, Krtya, e este queria matar  Ambarisha Maharaja, entretanto Ambarisha Maharaja não falou nada, porque Ambarisha Maharaja tinha muita fé no Senhor.

Bhakti não é sentir raiva mas sim, saranagati que significa  rendição. Saranagati é a porta de entrada de bhakti, os sastras explicam que há seis angas, ramificações de saranagati.

 

ānukūlyasya saṅkalpaḥ prātikūlya-vivarjanam
rakṣiṣyatīti viśvāso goptṛtve varaṇaṁ tathā
ātma-nikṣepa kārpaṇye ṣaḍ-vidhā śaraṇāgatiḥ

(Vaisnava tantra)

 

Ambarisha Maharaja era completamente rendido ao Senhor Krishna, Vishnu e por isso ele tinha muita fé de que o Senhor é o nosso mantenedor e protetor.

Ambarisha Maharaja nos ensina que em nossa vida espiritual nós devemos sempre pensar que o senhor , Bhagavam, é o nosso único mantenedor e protetor.

Ambarisha Maharaja não disse uma palavra nem recorreu ao seu ista-deva o Senhor Vishnu , não disse uma palavra .Mas quando o demônio do fogo Krtya se aproximou mais para o queimar e matá-lo, sudarshan-chakra – visnu-chakra apareceu muito rapidamente e primeiramente matou o demônio do fogo e  depois correu atrás de Durvasa Rsi. Gurudeva explica o significado do nome sudarshana, su” quer dizer bonito e “darshan”, visão ; bela visão, aquilo  de que se tem uma bela visão , chama-se sudarsana .  a sudarshana chakra então começou a correr atrás de Durvasha Rsi  e este ficou com muito medo e começou a correr muito de lá para cá  até chegar em Satya loka , Brahma loka, o lugar de Brahmaji. Brahmaji falou: ” Eu não posso te salvar porque você cometeu ofensa aos pés de lótus de Ambarisha Maharaja que é um suddha-bhakta. Você deve ir para o seu pai, Shivaji talvez ele possa te dar um bom conselho.  Durvasha Rsi foi até Shiva loka, Kailasha, e pediu ao Senhor Shiva: “Por favor me dá abrigo!” Shivaji lhe disse: “Durvasa eu não posso protegê-lo porque você cometeu ofensa aos pés de lótus de um suddha-vaisnava.

 

hari-sthāne aparādhe tāre hari-nāma
tomā sthāne aparādhe nāhika edana

(Narottama Dasa Takura – Ei Baro Karuna Koro)

 

Nessa canção está claramente explicado que se você cometeu aparadha, ofensa, aos santos nomes mas se novamente os canta, a sua nama-paradha, ofensa aos santos nomes, é destruída. Mas se você cometer ofensa aos pés de lótus de um suddha vaisnava, suddha-bhakta você não tem o que fazer.

Por isso Shivaji disse:  “Durvasa  você cometeu uma ofensa aos pés de lótus de  um suddha bhakta, Ambarisha Maharaja por isso  não posso te abrigar”.  Sudarśhana-chakra é o próprio Vishnu o próprio Senhor, vá para Vaikhuntaloka talvez o Senhor Vishnu de um bom conselho, um conselho perfeito a você “. Assim Durvasha Rsi ao chegar em Vishnu loka ,Vaikuntha, disse ao Senhor Vishnu: “Por favor me dá abrigo!”

Gurudeva conta que sudarshana-chakra rapidamente cortaria a cabeça de Durvasa Rsi, mas por que  ela não fez isso e não matou Durvasa Rsi logo quando o viu? Esse é um ensinamento para nós, se você cometeu ofensa a um vaisnava, tem de pedir perdão pelas suas ofensas e por conta disso a sudarshana estava dando a oportunidade para Durvasa  Rsi  de se redimir,  porque ele cometeu ofensa aos pés de lótus de Ambarisha Maharaja.  O Senhor falou:

“- Você cometeu ofensa aos pés do meu devoto puro e o meu devoto puro é totalmente rendido a mim.”

 

ananyas cintayanto mam
ye janah paryupasate
tesam nityabhiyuktanam
yoga-ksemam vahamy aham

(Bhagavad Gita Cap.9.22)

 

Está declarado no Bhagavad Gita , aquele que é unidirecionado a Mim, eu carrego tudo que ele precisa sob Minha cabeça. Se alguém cometer ofensa aos pés de lótus de um suddha bhakta como Ambarisha Maharaja ,  sudha bhakta , significa aquele que dá tudo a Krsna,  todas as suas  coisas  materiais  e espirituais e  é completamente rendido a Krishna.

 

manasa, deho, geho, jo kichu mor

arpilu tuwa pade, nanda-kisor

 

Bhaktivinoda Thakura explica manasa deho geho, minha mente, meus filhos, meu marido, minha esposa, tudo que está relacionado ao meu corpo ,tudo eu ofereço a serviço ao Senhor. Isso é atma nivedana

 

ātma-nivedana,  tuwā pade kori’,

hoinu parama sukhī

duḥkha dūre gelo,  cintā nā rohilo,

caudike ānanda dekhi

 

Bhaktivinoda Thakura escreveu também uma canção muito linda em bengali  “Aquele que é completamente rendido a Guru e Krishna, nós podemos ver que todas as direções estão cheias de ananda, felicidade.

 

O Senhor Vishnu disse a Durvasa Rsi :

 

“- Eu não posso te  proteger, mas posso lhe dar algumas instruções de como agir. Você deve ir à Ambarisha Maharaja e pedir perdão a ele, porque aqueles que são suddha-bhaktas são a minha vida e alma. Krishna disse; eu  repouso  no coração do meu suddha-bhakta.

 

naham vasami vaikunthe   yoginam hrdayena ca

mad-bhakta yatra gayanti   tatra tisthami narada

(Padma Purana)

 O Senhor sempre repousa no coração do suddha-bhakta

 

 tomara hridoye sada govinda-visram

govinda kohena—mora vaishnava paran

(Ei baro karuna koro – Narottama Das Takura)

 

Nessa canção bengali está explicado. tomara hridoye sada

Govinda o Senhor Krishna  diz;  Eu repouso no coração do meu devoto :

“Se você por fogo em Minha casa, para onde você vai? Porque o coração puro do suddha-bhakta é a Minha casa. É onde Eu estou descansando. Se você incendeia a Minha casa para onde  Eu irei?” Essa é a pergunta.

Da mesma maneira  o Senhor Vishnu diz:

 

 sādhavo hṛdayaṁ mahyaṁ

sādhūnāṁ hṛdayaṁ tv aham

(SB 9.4.68)

 

O sadhu é meu  coração e eu sou o coração do sadhu. Estamos totalmente relacionados um com o outro, se queima a minha casa , como é possível eu te proteger .Como Duryodhana, Dushasana  e Shakuni que atearam fogo na casa dos Pandavas. O Mahabharata explica, Duryodhana , Dushasana  e Shakuni   são ofensores ,aparadhis.   Krishna falou:  “- Aqueles que são completamente rendidos a  Mim são Meu coração e alma.

Assim o Senhor Vishnu falou para Durvasa Rsi:

“-Você cometeu uma ofensa aos pés de lótus de um vaisnava de um sadhu e desta maneira você me ofendeu. Então você deve ir até o vaisnava e pedir perdão a ele.”

Dando um exemplo do Caitanya Bhagavata, se um espinho entra em seu pé ele não vai sair no seu ombro, se o espinho entrou no seu pé você deve tirá-lo de seu pé e não de outro local.

Da mesma maneira o Senhor Vishnu disse a Durvasa Rsi , você ofendeu Ambarisha Maharaj então deve ir até ele e pedir perdão.  De acordo com a instrução do Senhor Vishnu , Durvasa Rsi foi ao encontro de Ambarisha Maharaja e Ambarisha Maharaja estava muito  triste pensando: ” O sadhu veio até a minha casa, talvez eu  não tenha o respeitado apropriadamente”.

Essa é a natureza do sadhu:

 

trnad api sunicena taror api sahisnuna

 

O suddha-bhakta sempre pensa: “eu não tenho nada! Eu não tenho nenhuma bhakti!”

Ambarish Maharaj pensava: “O sadhu veio até a minha casa e eu não dei o respeito apropriado a ele, essa é minha ofensa”.

Srimad Bhagavatam descreve que desde aquele dia Ambarisha Maharaja estava esperando Durvasa Rsi e quando este chegou Ambarisha Maharaja deitou completamente ao solo oferecendo dandavats pranamas. Durvasa Rsi ficou muito surpreso e então ele falou:

 

aho ananta-dāsānāṁ

(SB 9.5.14)

 

Durvasa disse:

Agora eu compreendo aqueles que são devotos do Senhor Ananta Bhagavam Vishnu!

O que significa Ananta?  Ananta é  um dos nomes de Krishna e significa: a-sem  nanta-fim;  infinito, também quer dizer aquele que faz a lila infinita.

 

namo ‘nanta lilaya devaya tubhyam

 

Satyavrata muni descreve no último sloka do Damodarastakam

 

namo radhikayai tvadiya-priyayai

Nanta-lilaya namo ‘devaya tubhyam

 

Namo ananta lila, significa  também a rasa lila .  Krishna faz muitas lila mas  a melhor entre todas elas e a mais confidencial é a rasa  lila também é chamada de ananta lila , um dos significados de ananta também é, lila confidencial.  Existe muitos significados para ananta.

Durvasa Rsi pensou:

” Agora entendi como são os devotos do Senhor Vishnu, Ananta Krishna Eu cometi ofensa aos pés de lótus de Ambarisha Maharaja mas ele humildemente ficou esperando por mim!”

Então Durvasa Rsi pediu perdão a Ambarisha Maharaja e Ambarisha Maharaja deu o respeito apropriado para ele e assim a sudarshana chakra retornou.  Durvasa Rsi com imensa felicidade se aproximou e os dois se abraçaram.

O que explica esse katha? O caráter do suddha-bhakta e a instrução de como deve-se quebrar o jejum de ekadasi no horário apropriado.

Quando Caitanya Maharaprabhu estava Em Jagannatha Puri nesta época  haviam  uns smartas brahmanas e estes  estavam pregando para as pessoas que elas não precisam seguir os votos de ekadasi, que ekadasi  nestes dias estava totalmente oposto do que deveria ser, esta é a concepção desses smarta-brahmanas, eles tem diversas atividades  para enganar as pessoas, eles pregavam que no dia de ekadasi você deve comer a Jagannatha-prasada. Arroz e dahl, mas Sri Mahaprabhu disse:  “Não! O ekadasi deve ser feito por todos. Até Nanda Maharaja faz o jejum de ekadasi.

No Srimad Bhagavatam isso é explicado muito belamente, o próprio Krishna observava o ekadasi-tithi, se até mesmo Bhagavam observa ekadasi tithi ..

Num certo momento em Jagannatha Puri um brahmana chegou com Jagannatha-prasada, na frente de Mahaprabhu e o Senhor Mahaprabhu ficou muito agraciado e pensou: “A  maha-prasada não é diferente de Govinda.’

 

Maha praśade govinde

nama-brahmani vaisnave

svalpa-punyavatam rajan

viśvaso nativa jayate

( Maha Prasade Govinde – Krsna Dvaipayana Vyasa )

 

porque  Bhagavata nama, rupa, guna, prasada , não são diferentes do Senhor.

Mahaprabhu ficou muito satisfeito e disse  Jagganatha-prasada não é diferente de Jagannatha . Mahaprabhu fez muitos stava stutis com seus devotos, parikramas, pegou a  mahaprasada  a pôs no centro e  Ele e os devotos circumbambularam a Jagannatha mahaprasada  oferecendo  pranamas e cantando

 

hari haraye namaḥ kṛṣṇa yādavāya namaḥ
yādavāya mādhavāya keśavāya namah

 

Dessa maneira Mahaprabhu também glorificou  Jagannatha  maha prasada e os brahmanas esperando pensavam: “Se Caitanya Mahaprabhu aceitar a  maha prasada então muito facilmente nós poderíamos vender a Jagannatha mahaprasada,”

Mas Mahaprabhu disse: “nós temos que honrar a maha prasada, mas….espere!”

Mahaprabhu ficou a noite inteira fazendo stava-stuti , e fazendo parikrama na maha-prasada. No dia seguinte pela manhãzinha Ele disse:

” Agora vamos tomar banho no oceano.”

Ao retornar cantou o Seu gayatri-mantra,  stava-stutis e então Ele realizou que era a hora de quebrar o jejum de ekadasi. Mahaprabhu honrou a maha-prasada e a distribuiu para todos os devotos.

Ainda que no sastra explique que quando mahaprasada vem até nós, sem hesitação  devemos aceita-la, prapti-matrena bhoktavyam,  mas no dia do ekadasi você não deve aceita-la ofereça  somente seus respeitos. É verdade que existem diversas glorificações para mahaprasada, até mesmo a Jagannatha-prasada, que caiu da boca de um  cachorro você deve aceitar, as glórias são descritas em muitos slokas, mas no dia de ekadasi se mahaprahada vir ,você oferece pranamas e só quebra o jejum no horário apropriado, de acordo com o parana,  só então  você toma a prasada.

Mahaprabhu nos mostrou como devemos respeitar a maha-prasada. Hoje é ekadasi e nós não devemos comer os cinco tipos de grãos: arroz, dahl [ervilha partida], trigo, grão de mostarda e gergelim esses cinco tipos de grãos não devemos aceitar. E também não devemos aceitar cevada.

Dessa forma devemos observar o ekadasi, se a sua saúde não é muito boa você pode comer algumas frutas, leite e iogurte; isso é mencionado nos nossos sastras. O que nosso  guruvarga  e  nossos acaryas aceitaram podemos aceitar. Porém no dia do ekadasi você tem de cantar sessenta e quatro voltas de japa.

Todo mundo deve observar o ekadasi da forma apropriada, respeitar e não criticar nenhum vaishnava e cantar os santos nomes.

 

Bolo Vrndavana Bihari Lali  Ki Jay!

Jay Srila Gurudeva ki Jay!

 

 

 

Harikatha proferido dia 15 de abril de 2015  (https://www.youtube.com/watch?v=yFuO1TwD_KU )