Biografia

Śrī Śrīmad Bhaktivedānta Vana Gosvāmī Mahārāja nasceu em Midnapura, um distrito da Bengala Ocidental, Índia, em 02 de janeiro de 1959. Seu local de nascimento é próximo ao pāda-tīrtha de Śrī Caitanya Mahāprabhu chamado Pichaldā, mencionado no Śrī Caitanya-caritāmṛta.

Desde a sua infância, possuía grande afeição por Śrī Caitanya Mahāprabhu e por Śrī Nityānanda Prabhu e adorava os Seus pés de lótus. Depois, em 1980, veio a se formar em Economia pela Universidade de Calcutá. O seu tio, Śrīpāda Bhaktivedānta Madhusūdana Mahārāja, que era o comandante do templo Śrī Devānanda Gauḍīya Maṭha, o inspirou a dedicar sua vida ao serviço a Śrī Rādhā e Kṛṣṇa.

Após se juntar a Gauḍīya Vedānta Samiti em Navadvīpa-dhāma, em 1981, ouvia com frequência o hari-kathā de Śrī Śrīmad Bhakti-rakṣaka Śrīdhara Gosvāmī Mahārāja.

Abençoando-o, Śrīla Śrīdhara Gosvāmī Mahārāja pediu-lhe ainda que ficasse em seu templo, contudo, Śrīla Bhaktivedānta Vana Gosvāmī Mahārāja já estava muito apegado a Śrī Śrīmad Bhaktivedānta Nārāyaṇa Gosvāmī Mahārāja. 
Śrīla Nārāyaṇa Gosvāmī Mahārāja instruiu-o sobre como adentrar a filosofia vaiṣṇava dando, diariamente, preciosas aulas acerca da literatura vaiṣṇava. Escrituras como o Jaiva Dharma, Brahma-saṁhitā, Bhagavad-gitā e os Sandarbhas eram foco desses estudos.

Seis meses após receber harināma de Śrīla Bhaktivedānta Nārāyaṇa Gosvāmī Mahārāja, recebeu dīkṣā de Śrī Śrīmad Bhaktivedānta Vamana Gosvāmī Mahārāja, que era, então, o presidente e ācārya da Gauḍīya Vedānta Samiti.

Śrīla Bhaktivedānta Vana Gosvāmī Mahārāja serviu a Śrīla Bhaktivedānta Nārāyaṇa Gosvāmī Mahārāja desde 1982 em Mathurā e recebeu a ordem de renúncia (sannyāsa) dele no festival de Gaura Pūrṇimā do ano 2000. Atualmente, prega em trinta e cinco países estando sob o abrigo e orientação de Śrīla Bhaktivedānta Nārāyaṇa Gosvāmī Mahārāja.

Pranama

namaḥ oṁ viṣṇupādāya gaura-preṣṭhāya bhūtale
śrīmate bhaktivedānta-vana iti-nāmine

“Ofereço pranamas a oṁ viṣṇu-pāda Śrī Śrīmad Bhaktivedānta Vana Gosvāmī Mahārāja,
que é muito querido de Śrī Gauranga Mahāprabhu, tendo-se abrigado a Seus pés de lótus.”

vande ‘haṁ bhakti cakoram
gauranga-nija-prestthitam
śrīmate bhaktivedānta
svāmī vanam namas tubhyam

“Ofereço minhas preces e reverências a Śrī Śrīmad Bhaktivedānta Vana Gosvāmī Mahārāja, que é como o pássaro cakora, sempre bebendo os raios de luar da devoção pura e que se encontra entre os mais queridos de Śrī Gauranga Mahāprabhu.”

śrī rādhā eka nisthitam
rasāyana-kathāmṛtam
saṅkīrtanam ananda-dham
gosvāmīnam vanam namaḥ

“Ele nos concede o néctar do hari-kathā vivificante o qual culmina na devoção exclusiva à Śrīmatī Rādhikā e o abrigo bem-aventurado (ananda-dham) de nama-saṅkīrtana. Ofereço reverências a Śrī Śrīmad Bhaktivedānta Vana Gosvāmī Mahārāja que domina perfeitamente seus sentidos (gosvāmī).”