Transcrições

Não existe nenhuma regra para cantar os santos nomes.

Estávamos estudando o Siksastakam e o Madhurya Kadambini. Estávamos falando sobre o primeiro verso do Siksastakam e agora vamos falar sobre o segundo verso.

Bhaktivinoda Thakura escreveu vários tipos de sadhana, mas o mais elevado é nama sankirtana. Em Kali Yuga, o próprio Senhor Bhagavan colocou toda a Sua potência nos santos nomes.

Por que em Kali Yuga, as jivas possuem a propensão muito baixa. As pessoas mentem, em Kali Yuga as pessoas mentem muito. Há muita duplicidade, hipocrisia, traição e enganação. As pessoas fazem os outros sofrerem, matam as vacas e os animais, fazem diversos tipos de atividades ruins, esses são os sintomas das pessoas de Kali. As pessoas são muito más em Kali Yuga. As pessoas têm tantos defeitos em Kali Yuga, você consegue encontrar poucas pessoas que seguem as regras, é muito difícil achar alguém que seja veraz, todos possuem a propensão de enganar.

As pessoas em Kali Yuga têm muitos defeitos, mas, para dar misericórdia, Bhagavan aparece na forma dos santos nomes. Deus colocou toda a Sua potência nos santos nomes. No segundo verso do Siksastakam, Mahaprabhu diz:

 

nāmnām akāri bahudhā nija-sarva-śaktis
tatrārpitā niyamitaḥ smaraṇe na kālaḥ
etādṛśī tava kṛpā bhagavan mamāpi
durdaivam īdṛśam ihājani nānurāgaḥ

(Siksastakam, 2)

 

Não há diferença entre Deus e os santos nomes, porém, para dar misericórdia e todos os bons auspícios, Krsna aparece em Kali Yuga na forma dos santos nomes. Deus está distribuindo amor através desses santos nomes e não existe nenhuma regra para cantá-los. Bhagavan colocou toda a Sua potência nos santos nomes. Não existe nenhuma regra para cantar os santos nomes. Em yoga, jnana, tapasya, há várias regras que devem ser seguidas.

Não existe nenhuma regra para cantar os santos nomes. Existem várias regras no Sastras, por exemplo, para fazer atividades auspiciosas como doação, o Sastra fala até que dia que você obtém mais fruto. Há diversas regras, por exemplo, se você fizer uma doação no akshaya tritiya, receberá mais frutos por esta doação se realizar um sacrifício de fogo, obterá mais resultados. O Sastra explica o que você deve fazer em cada dia. Em karma marga existem várias regras. O Sastra explica:

– Nesse dia você deve comer isso, naquele dia você tem que comer aquilo.

No Ekādaśī você não deve comer berinjela de acordo com a concepção dos smarta brahmanas, mas os devotos tomam a prasada oferecida ao Senhor no dia de dvādaśī. Todos os dias os devotos aceitam o que quer que tenha sido oferecido ao Senhor, menos no Ekādaśī, entende? De acordo com a concepção dos smarta brahmanas existem diversas regras para dar doação, fazer sacrifício de fogo, fazer atividades auspiciosas.

Você deve acordar bem cedo no brahma muhurta, tomar banho, passar tilaka, cantar o Gayatri Mantra, suddha sadachar, com esse comportamento puro você poderá fazer o sacrifício de fogo. Também existem regras para adorar os semideuses, mas não existe nenhuma regra para cantar os santos nomes, você pode acordar no meio da noite e cantar os santos nomes:

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Você pode cantar os santos nomes no meio da noite, mas você não pode fazer arcana no meio da noite, nem fazer sacrifício de fogo, mas você pode cantar os santos nomes até enquanto come:

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Não há nenhuma regra para cantar os santos nomes.

Era uma vez um homem que extraia óleo da semente da mostarda, isso é um emprego, extração de óleo. Como o óleo era extraído antigamente? Pegavam um boi, colocavam ele para girar em círculo no moinho para moer o grão e extrair o óleo. Havia um homem que tinha esse trabalho, por isso ficava o dia todo levando o boi nesse moinho em círculos:

– Hei, hei, hei!

Ele ficava conduzindo o boi para extrair o óleo. Certo dia, Narada rsi veio até esse homem, quem? Narada rsi, ele disse:

– Cante os santos nomes do Senhor e faça bhajana e sadhana.

Ele disse:

– Eu não tenho tempo.

– Você tem tempo, como você não tem tempo?

Ele respondeu:

– Desde às quatro horas da manhã até à noite eu fico aqui, eu não tenho tempo.

Isso é verdade ou não? Fale para alguém agora:

– Cante os santos nomes do Senhor!

A pessoa também dirá que não tem tempo. Até agora mesmo com o lockdown, ninguém pode sair de casa, fale para alguém cantar os santos nomes. Por que a pessoa não tem tempo? Porque ela fica vendo TV, e mesmo agora não tem tempo para cantar os santos nomes:

– Maharaja, eu tenho tempo, mas fico brincando com as crianças.

Você fica em casa sem fazer nada e de vez em quando sai para compra dez quilos de arroz e dez quilos de trigo.

A pessoa não tem tempo de cantar os santos nomes.

Narada foi até esse homem que extraia óleo da mostarda, esse homem disse que não tinha tempo para cantar, porque ele ficava o dia todo conduzindo o boi para mover o moinho e moer as sementes, ele precisava falar:

– Hei, hei, hei!

Caso contrário o boi parava de andar. Você já fez isso? Já viu isso? As pessoas também colocam uma venda no olho do boi e fazem ele andar em círculos, entende? Antigamente até mesmo para pegar água para regar as colheitas era assim.

Narada rsi falou para esse homem:

– Quando você for fazer suas necessidades básicas cante os santos nomes do Senhor, é muito simples: Rama, Rama, Rama, Rama. 

Esse homem seguiu a ordem de Narada. Quando ele sentou para fazer suas necessidades, começou a cantar o nome de Rama, mas onde está o nome de Rama com certeza Hanuman parece. Hanuman observou:

– Ele está defecando e cantando os nomes de Prabhu.

Hanuman ficou irado e deu um chute bem forte nas costas desse homem. Apenas imagine, pelo poder de Hanuman até Ravana se estremeceu, mas quando Hanuman chutou esse homem, ele não sentiu nada. Quando Hanuman foi ao Senhor Rama, o Senhor Rama estava deitado em uma cama sentindo muita dor no corpo, ele exclamava:

– Ai, ai, que dor!

Hanuman falou:

– Prabhu, o que aconteceu?

Rama respondeu:

– Estou com uma dor nas Minhas costas.

– O que aconteceu?

O Senhor Rama disse:

– Alguém me deu um chute muito forte nas costas, por isso que estou com essa dor.

Naquele momento, Hanuman ficou muito irado:

– Prabhu, me fale quem se atreveu a dar um chute nas Suas costas! Quem?

Rama disse:

– Hanuman, o que Eu posso dizer?

– Ó, Prabhu, me diga.

Rama disse:

– Foi você que me deu um chute nas costas e agora Eu estou com dor.

Hanuman começou a chorar:

– Prabhu, como é possível eu ter chutado o Senhor? Eu sou Seu servo e  Você é o meu Senhor, o empregado nunca agride o seu senhor.

Bhagavan Ramachandra falou:

– Qual é a diferença entre Mim e Meu nome?

Não há diferença entre Deus e Seu nome.

– Então me diga, quando você chutou aquele homem, ele estava falando o Meu nome, não estava? Eu sou diretamente o Meu nome, não há diferença entre Mim e Meu nome.

Hanuman entendeu e caiu aos pés de lótus do Senhor Rama pedindo perdão, chorando, ele falou:

– Eu nunca mais cometerei isso.

O segundo verso do Siksastakam diz que dormindo, sentado, comendo, devemos cantar os santos nomes do Senhor, os santos nomes farão tudo, se você fez tudo, mas não cantou os santos nomes? Foi tudo inútil! Por isso que devemos acordar de manhã e cantar os santos nomes do Senhor. Assim que você acordar, antes de ir para o banheiro cante os santos nomes:

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Bhaktivinoda Thakura escreveu:

– Bhagavan, Você apareceu na forma dos Seus santos nomes para beneficiar todas as almas de Kali Yuga.

Bhagavan apareceu de três formas em Kali Yuga: Nama, Vigraha e Svarupa. Os santos nomes são diretamente a forma do Senhor e a Vigraha também. Nama, Vigraha e Svarupa são exatamente a forma eterna do Senhor, atrás dessa refulgência tem Krsna com dois braços tocando sua flauta, essa é a diferença entre Deus e a alma condicionada, a jiva. Há diferença entre a nossa jiva e o nosso corpo, a nossa alma tem um nome que é diferente do nome do corpo, que os pais deram, isso é verdade ou não?

Qual é o seu nome? Esse é o nome do seu corpo, quem te deu? Quando você tomou diksha?

[Devoto: Em Kartika.]

Há três anos atrás de Bhakti Vijnana Bharati Goswami Maharaja.

Nosso corpo tem um nome, mas a nossa alma tem outro nome, qual nome? Não sabemos o nome da nossa alma, sabemos o nome do nosso corpo, mas a alma possui um nome. Não há diferença entre Deus, Seu nome, forma e deidade. Não há diferença entre Nama, Vigraha e Svarupa.

Um dia o nosso corpo morrerá, será destruído, mas o corpo de Bhagavan não. Não há diferença entre o corpo de Deus e a Sua própria alma, ou seja, não existe diferença entre Deus, Seu nome e a deidade. O Senhor é eterno, Ele nunca morre. A alma não nasce e nem morre, nos passatempos vemos que o Senhor nasce do ventre de mãe Yasoda, isso é o quê? Deus faz esses passatempos através de Yoga Maya.

Na Bhagavad Gita, Krsna diz:

– Meus passatempos, Meu nascimento, Minhas atividades, são eternas, transcendentais mas as pessoas comuns não entendem, não acreditam.

Svayam Bhagavan colocou toda sua potência nos Seus santos nomes em Kali Yuga e as jivas podem facilmente, de forma muito simples cantar esses santos nomes.

Mahaprabhu humildemente diz:

– Por cometer ofensas aos santos nomes, não tenho apego por cantar os santos nomes.

Se você tem apego por uma coisa, sempre estará pensando nela, absorto, isso é verdade ou não? Mas se não gostamos de uma coisa, esquecemos.

Você tem filho? Você se casou? Não se casou ainda?

[Devoto: Não.]

Alguém consegue esquecer o nome do próprio filho? Você tem filho, qual é o nome dele?

[Devoto: Bhima e Rupa Kisora.]

Que belos nomes, apenas por falar o nome sentimos a potência, ele tem dois filhos, Bhima e Rupa Kisora.

Nenhum pai e mãe esquece o nome do seu próprio filho, por quê? Por que você não esquece? Porque você tem muita anuraga, amor, carinho pelo seu filho.

Quando amamos alguém ficamos pensando na pessoa e não esquecemos dela, entende? Isso é verdade ou não? E se não gostamos de alguém, esquecemos da pessoa.

Mahaprabhu humildemente diz:

– Eu não tenho amor por cantar.

Na verdade, Mahaprabhu ficava dia e noite cantando os santos nomes, mas agora humildemente Ele está dizendo:

– Eu não tenho amor por cantar.

Às vezes eu falo um verso, qual verso? Termina em prīti lakṣaṇā, é um verso em sânscrito. Ele fala sobre quem tem amor, o sintoma de quem possui anuraga, é um belo verso do Sastra, depois eu vou lembrar.

A alma condicionada se esqueceu de Deus, não consegue se lembrar Dele. Você se lembra de todos os nomes materiais, nome da sua mãe, do seu irmão, da sua família, se lembra de todos, isso é verdade ou não? Se lembra dos nomes do Facebook, quantos amigos você tem, todos os dias você fica conversando com eles. No Facebook você adiciona os amigos, se lembra do nome deles, mas se esquece do nome de Deus, não é verdade?

Porque se gostamos de alguém, nos lembraremos dessa pessoa, essa é a regra desse mundo. Mas nos esquecemos do Senhor e do Seu nome.

Mahaprabhu humildemente diz:

– Bhagavan apareceu diretamente na forma dos santos nomes, mas Eu sou tão desafortunado, porque não tenho gosto pelos santos nomes.

 

aneka-lokera vāñchā – aneka-prakāra
kṛpāte karila aneka-nāmera pracāra

 

khite śuite yathā tathā nama laya
kāla-deśa-niyama nahi, sarva siddhi haya

 

(CC Antya, 20.17-18)

 

No Caitanya Caritāmṛta, Antya Lila, capítulo vinte, nos versos dezessete e dezoito, o próprio Svayam Bhagavan está falando para o bem de todas as almas:

– Eu me manifestei na forma dos santos nomes, não existe nenhuma regra para se cantar esses santos nomes.

Khite śuite, ou seja, dormindo, comendo, cante os santos nomes, deite na sua cama e cante harinama. Pode cantar o Gāyatrī deitado? Apenas se a pessoa estiver muito doente, então não tem problema. Mas você pode cantar os santos nomes deitado, pode estar doente ou não, não há regrar para cantar os santos nomes, até mesmo na hora de comer também cante os santos nomes:

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Tempo, local ou circunstância não tem importância! Dormindo, comendo, cante os santos nomes e você alcançará a perfeição. Se está de noite ou não, isso não importa, que horas são? Meia noite? Você pode cantar os santos nomes a qualquer momento, o local também não importa, por exemplo, você não tomou banho, está no banheiro, você toma banho ou não? Mesmo na hora do banho você pode cantar os santos nomes:

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Não importa o local. Por exemplo, na história de Ajamila vemos as glórias dos santos nomes. No sexto canto do Bhagavatam, Sukadeva Goswami contou para Parikit Maharaja a história de Ajamila. Ele estava prestes a morrer, muco saía da boca dele, ele estava tossindo sangue, estava urinando e defecando na cama, nesse estado ele cantou o nome do seu filho, chamou o seu filho. Qual o nome que ele deu para o filho? Narayana. O próprio Svayam Bhagavan Visnu mandou quatro Visnudutas para protegê-lo, afinal, vieram três Yamadutas. Tem uma imagem aqui no templo que mostra esse passatempo, já viu?

Não tem horário para cantar os santos nomes. Bhagavan colocou toda sua potência nos santos nomes. De manhã você pensa:

– Primeiro vou no banheiro tomar banho, cantar o Gāyatrī e depois eu canto.

Passaram três horas e você não cantou japa, tem que fazer isso, aquilo, ir para o trabalho e não canta nada, por isso que não! Assim que você acordar cedo, não vá ao banheiro fazer suas necessidades, cante os santos nomes nesse momento:

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

“Sarva-śakti nama dilā kariyā vibhāga
āmāra durdaiva, – nama nāhi anurāga !!”

(CC Antya, 20.19)

 

O próprio Mahaprabhu está dizendo humildemente nesse verso:

– O Senhor colocou toda a Sua potência nos santos nomes, mas eu não tenho anuraga pelos santos nomes.

Bhaktivinoda Thakura explica, são quatro coisas: Nama, Rupa, Guna e Lila. Nomes, Passatempos, Qualidades e Formas do Senhor. O nome do Senhor, a forma Dele é muito bela. Quando cantamos os santos nomes, nesse momento essas quatro coisas automaticamente virão no seu coração, quais? O próprio harinama que você está cantando, por exemplo: Syama Sundara, Madhana Mohana, Vrindavana Chandra. São lindos nomes:

 

jaya jaya radhe krsna govinda

radhe govinda radhe govinda

 

syama-sundara madana-mohana vrndavana-chandra

radha-ramana rasa-vihari sri-gokula-ananda

 

rasesvari vinodini bhanukula-chandra

lalita visakha adi yata sakhi-vrnda

 

sri-rupa-manjari adi manjari ananga

paurnamasi kundalata jaya vira-vrnda

 

Quando cantamos os santos nomes, automaticamente esses passatempos, a forma do Senhor, se manifestam. Por exemplo, quando você canta o nome de Govinda, nesse momento surge essa bela forma de Govinda. Vocês já viram quão lindos Radha Govinda Deva são? Govinda é curvado em três partes, se você ver Govinda uma vez, se esquecerá de tudo, entende?

 

bandhu-sańge yadi tava rańga parihāsa, thāke abhilāṣa

tabe mora kathā rākha, jeyo nāko jeyo nāko,

mathurāya keśī-tīrtha-ghāṭera sakāśa

 

govinda vigraha dhari’, tathāya āchena hari,

nayane vańkima-dṛṣṭi, mukhe manda-hāsa

kivā tri-bhańgama ṭhāma, varṇa samujjvala śyāma,

nava-kiśalaya śobhā śrī ańge prakāśa

 

(Bandhu Sange Yadi Tava Range, 1-2)

 

Que bela essa descrição da forma de Govinda, se uma vez você obtiver o darsana da forma de Govinda, você vai esquecer sua vida material, sua família.

Vou contar para vocês um passatempo de quando Krsna nasceu. Krsna estava em Gokula, uma grande notícia se espalhou em Gokula, qual? Mãe Yasoda deu à luz a um menino, todos os vrajavasis foram vê-lo, até pessoas de longe foram, algumas pessoas estavam indo ver Krsna e outras estavam já voltando.

– Me fala, o que você viu?

Porque estava esta grande notícia em Braja. Todos estavam comentando:

– Ninguém nunca viu um bebê assim, a forma dele é tão linda, o que podemos dizer?

Quem estava chegando para ter o darsana perguntava:

– Como é o filho de Nanda Lala?

Quem havia visto não conseguia falar nada, ficava imóvel, calado, sem conseguir explicar, por isso que essa música diz que a própria bem-aventurança apareceu para Nanda Maharaja. Ninguém fala que Nanda Maharaja teve um filho, eles falam que ele teve a bem-aventurança, ananda bhaya. A bem-aventurança apareceu diretamente na casa de Nanda Maharaja.

O Vedanda diz:

 

Ānanda-mayo ‘bhyāsāt

 

(VS, 1.1.12)

 

Krsna é a própria personificação da bem-aventurança, por isso eles cantam essa canção em Braja:

 

nanda ke ananda bhayo jay kanaya lala ki

 

A bem-aventurança diretamente apareceu para Nanda Maharaja, ninguém diz que Nanda Maharaja teve um filho, eles dizem que ele teve a própria bem-aventurança.

Como é a forma da bem-aventurança? Você sente felicidade, bem-aventurança quando come alguma coisa. Existem pessoas que sentem bem-aventurança ao comer, isso se chama bhojana ananda e ao dormir chamamos de shayana ananda. Há pessoas que possuem o hábito de arrumar belamente a cama, deixar ela macia e sentem bem-aventurança com isso, shayana ananda. A pessoa fica dormindo por muito tempo, assim como Kumbhakarna. Brahmaji falou para Kumbhakarna:

– Me peça uma benção.

Na verdade, Kumbhakarna queria Indra asana, a posição de Indra, ele queria ir para Svargaloka, para os planetas celestiais, mas Yogamaya entrou na boca dele. Quando Brahmaji disse:

– Me peça uma benção.

Ele pediu o quê? Nindra asana, ele queria falar Indra asana, mas acabou falando Nindra asana.

Quando você vai dormir, então sente bem-aventurança, mas durante o sono você não sente, porque você estava dormindo, quando você sente essa felicidade? Quando está indo dormir:

– Que cama macia!

Isso não é verdade? Nós gostamos de dormir. Eu apenas coloco um lençol aqui no salão do templo e durmo, mas existem pessoas que gostam de dormir em uma cama bem macia com dois, três, quatro travesseiros, um de um lado, outro do outro lado, já viram? Belos travesseiros, grandes e diferentes, cama de marfim muito cara, como são as camas das pessoas ricas? Na Inglaterra tem a cama king size, uma cama de rei com um tamanho bem grande. Quando a pessoa ainda não dormiu, ela pensa:

– Ó, estou dormindo em uma cama maravilhosa.

Mas quando ela fecha os olhos e dorme, nem sabe mais onde está. Quando a pessoa acorda ela pensa:

– Ó, foi ótimo, essa cama é maravilhosa.

Quanta bem-aventurança sentimos ao cantar os santos nomes? Os santos nomes são diretamente a bem-aventurança do Senhor, mas para alma condicionada é difícil cantar os santos nomes. Quais santos nomes devemos cantar? Syama Sundara, Madhana Mohana, Govinda, que nomes lindos!

 

syama-sundara madana-mohana vrndavana-chandra

radha-ramana rasa-vihari sri-gokula-ananda

jaya jaya radhe krsna govinda

radhe govinda radhe Govinda

 

rasesvari vinodini bhanukula-chandra

lalita visakha adi yata sakhi-vrnda

 

sri-rupa-manjari adi manjari ananga

Bhaktivinoda Thakura cantou essa canção.

Qual passatempo que você se lembra ao cantar o nome de Govinda? Como que Krsna acabou com o orgulho de Indra, o passatempo de Krsna levantando Giriraj. Após Krsna acabar com o orgulho de Indra, lá no Govinda Kunda, Indra banhou Krsna, quem deu o nome de Govinda para Krsna foi Indra.

“Go” significa sentidos, “vinda” dar prazer, Krsna é aquele que dá prazer para todos seres vivos. O Govinda Kunda é um local muito belo e perto dali tem Giriraj, lembramos desse passatempo quando estamos lá. Govinda, que nome doce. Esse Krsna está sempre brincando com Srimati Radhika e fazendo passatempos aonde? No Rasa Stali, Radha Kunda, qual é o nome de Krsna? Rasa Bihari, porque ele desfruta dos passatempos da rasa. Ao falar o nome Rasa Bihari, no mesmo momento lembramos a rasa lila de Krsna, como Krsna fez a dança da rasa, dançando com as gopis, você se lembrará disso.

As gopis ficaram com saubhagya mana, esse orgulho:

– Krsna está dançando apenas comigo.

Na realidade, Krsna estava dançando bem rápido entre uma gopi e outra, mas cada gopi pensava:

– Krsna está dançando apenas comigo.

Krsna era um só dançando bem rápido, as gopis ficaram com saubhagya mana, elas estavam muito orgulhosas da boa fortuna que elas tinham, porque estar dançando com Krsna não é algo comum. As gopis ficaram com seu saubhagya mana, completamente intoxicadas com a boa fortuna que tinham de dançar e cantar com Krsna. Isso é muita boa fortuna, por isso que elas ficaram com esse orgulho. Mas Srimati Radhika viu que Krsna era um traidor, Ele sempre dizia:

– Ó, Radhe, não há nada para mim além de você. Você é minha vida. Eu não consigo viver sem você.

Mas agora Srimati Radhika viu como Ele estava dançando com outras gopis na frente dela, Srimati Radhika entrou em mana, então Srimati Radhika parou de dançar.

Krsna pensou:

– O que farei sem ela? Se Eu for acalmar Srimati Radhika, as outras gopis verão, então elas ficarão em mana e Eu perderei muito tempo acalmando a mana de cada uma delas.

Existem três coisas que você não pode mostrar na vida, deve manter em segredo: bhajana, bhojana e ramana. Os Sastras dizem que essas três coisas devem ser secretas na sua vida.

O Bhagavatam explica que bhajana é a vida espiritual, ou seja, quando você canta os mantras, faz as adorações, por isso que escondemos a japamala no bolsinha, não pegamos a japa e mostramos que estamos cantando, porque é uma ofensa. Como cantar os santos nomes? Escondido, confidencial, em um local solitário.

Outra coisa que deve ser secreta é bhojana, comer. Você não deve comer na frente de todos, não! Deve comer em um local privado, porque as pessoas ficam olhando, em inglês se diz que as pessoas ficam com mau olhado, e esse mau olhado das pessoas cai na comida que você está comendo:

– Nossa! O sadhu está comendo tanto!

Assim que eles criticam, a própria pessoa que está te alimentando, quando o sadhu senta para comer, a própria pessoa que cozinhou várias coisas, crítica, entende?

Amogha era o genro de Sarvabhauma Bhattacharya. Certa vez, Mahaprabhu sentou para tomar prasada e Amogha começou a criticar Mahaprabhu. Por isso que os santos devem realizar seu bhajana sozinhos, especialmente os sannyasis, como os sannyasis devem comer? Sozinhos, não é bom comer junto a todos.

Há três coisas que devemos manter em segredo: bhajana, bhojana e ramana. Ramana é o relacionamento entre homem e mulher, porque as pessoas te criticarão. A própria pessoa que te alimenta, te critica. O Sastra explica especialmente para o sannyasi, como um sannyasi deve comer? Sozinho. Devemos cantar os santos nomes sem mostrar para os outros, temos que guardar a japamala, como? Na bolsinha, por isso que damos bolsinhas para todos.

Quando cantamos os santos nomes, automaticamente os passatempos do Senhor se manifestam para nós, as qualidades do Senhor. O Vedanta diz que Deus é tão belo e inigualável.

Devemos cantar os santos nomes com muita fé, Haridasa Thakura cantava três lacas, 3×64, as primeiras sessenta e quatro voltas ele cantava bem alto:

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Na segunda vez apenas ele mesmo conseguia ouvir, o nome disso é upansu japa. Nama japa, como cantar os santos nomes? Podemos cantar alto, vaikhari japa. Outro jeito, que eu acabei de falar, é upansu japa. A terceira maneira é se lembrando, manasika.

Srila Haridasa Thakura cantava bem alto a primeira laca e todos conseguiam ouvir. A segunda laca ele cantava bem baixinho, apenas ele escutava. A terceira laca ele cantava com a mente, assim como cantamos o Gayatri, mas como se deve cantar? Com fé.

Há dois tipos de santos nomes: mukhya nama e gauna nama, nomes principais e nomes secundários. O que é gauna nama, nomes secundários? Brahma, Paramatma, Jagadisha, são nomes secundários do Senhor. Mukhya nama é Rama, Hari, Krsna, Govinda, Madhava, Syama Sundra, todos são nomes principais. Depois existem mais dois tipos de nomes principais: aisvaya mula nama nomes no humor de opulência e madhurya mula nama, o humor de doçura. Por exemplo, cantamos o nome de Narayana, ele é um aisvaya mula nama. Existem nomes de Deus bem doces, como Rasa Bihari, Govinda e Syama Sundara.

Ao cantar os santos nomes automaticamente nama, guna, rupa e lila se manifestam no coração. Ao cantar os santos nomes todos os pecados são destruídos, apenas por ouvir os santos nomes até um chandala se torna mais elevado do que um brahmana.

O Bhagavatam descreve as belas glórias dos santos nomes, se até mesmo uma pessoa que come carne de cachorro, um chandala, cantar os santos nomes, todos os seus pecados serão destruídos, diretamente essa pessoa se libertará do mundo material e alcançará a morada do Senhor. Apenas por falar essas duas sílabas, “Ha – ri“, é como se você estivesse estudando o Rig Veda, Atarva Veda, Sama Veda e Yajur Veda, não terá a necessidade de ler nenhum Veda. Essas são as glórias dos santos nomes do Senhor. Quando você canta os santos nomes é como se estivesse lendo todos os Vedas e escrituras. Quem canta os santos nomes do Senhor é superior a um Sama Vedi brahmana, sabe o que é um chandala? É aquela pessoa que come carne de cachorro, uma pessoa muito baixa e impura, até mesmo se essa pessoa inferior cantar os santos nomes do Senhor uma vez, Hari, Krsna e Rama surgirão na língua dessa pessoa. Essa pessoa será superior a um Sama Vedi brahmana, se essa pessoa falar Hari é como se ela já tivesse lido os Vedas.

Devemos ter nistha pelos santos nomes do Senhor, quem desonra os santos nomes, esse pecador irá para o inferno. Nunca devemos desonrar ou negligenciar os santos nomes, devemos entender como os santos nomes são diretamente a forma do Senhor e devemos cantá-los. Quando cantamos os santos nomes alto estamos fazendo as três coisas: sravana, kirtana e smarana. Por exemplo, quando você está cantando os santos nomes, está também ouvindo, quando você canta os santos nomes você precisa ouvir para ver se está contando direito. Há pessoas que cantam muito rápido e pulam os nomes, você deve ouvir os santos nomes com os seus ouvidos.

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Os santos nomes têm que entrar nos seus ouvidos, se você cantar direito não tem problema.

Os ricos fazem o quê? Comem bem pouco, mas ficam nutridos. Os pobres comem muito, mas não comem comidas nutritivas. Essa é a diferença entre os ricos e os pobres. Devemos comer comidas nutritivas, então o nosso corpo ficará forte. Você comeu muito, um quilo de arroz, mas não está nutrido, mas se você tivesse comido cinquenta gramas de tâmara, isso equivale a um quilo de arroz e é muito nutritivo. Você comeu um quilo de arroz e está com a barriga cheia, mas isso não foi nutritivo, entende? Coma pouco, cinquenta gramas, cem gramas, mas o que comer? Comidas nutritivas que dão força para o corpo, da mesma forma cante os santos nomes, como? Devagar, ouça bem todos os nomes ao cantar, entende? E essas lilas se manifestarão no seu coração.

Bhaktivinoda Thakura explica como cantar os santos nomes. Nós devemos ter essa prática de cantar os santos nomes nessa vida e na próxima vida será fácil, nessa vida você deve desenvolver esse hábito. Se você não possui sukṛti de vidas passadas e nem samskaras, então nessa vida você terá que criar o hábito, a impressão de cantar os santos nomes sucessivamente.

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Quando for sete horas da manhã faça o arati da Tulasi.

Onde está a flor?

Tenho que terminar a aula às sete, às vezes eu termino às sete e meia, porque vocês também chegam tarde, o certo é terminar às sete. Vocês têm muito ruci, gosto pelos santos nomes, por isso chegam atrasados para a aula. Quem está com fome senta no início, no asana na hora de tomar prasada, quem não está com fome temos que chamar várias vezes, isso é verdade ou não? Eu já vi isso.

[Corte na gravação.]

Tudo depende da sua fome.

Se você tem gosto pelos santos nomes, naturalmente o seu sono acabará às três horas da manhã e você acordará sozinho. Dois, quatro dias você treina, logo depois acordará sozinho. Você fala:

– Eu não consigo acordar cedo.

Mas quando você tiver essa prática de cantar, os próprios santos nomes te acordarão, não precisa nem colocar despertador, o próprio Nama Prabhu te acordará para cantar. De todos os tipos de sadhana, os santos nomes são muito poderosos, tem que ter os três: sravana, kirtana e smarana.

Bhaktivinoda Thakura explica:

– Como cantar os santos nomes? Abandonando as ofensas.

Existem dez tipos de nama aparadha. Não devemos criticar nenhum sadhu. Nunca devemos imaginar que os semideuses se igualam ao Senhor Krsna. O nome de Krsna e Krsna são inigualáveis. Terceira é guru avajna, nunca devemos desonrar o guru. Então devemos cantar os santos nomes abandonando as ofensas, amanhã falaremos sobre nama aparada.

Agora vamos fazer o Tulasi puja.

 

Transmitido em  29/04/2020 –  Mathura/Índia

(https://www.facebook.com/jaygurudevbr/videos/1325691474487985/?v=1325691474487985)