Transcrições

Radhastami

Primeiramente gostaria de oferecer minhas mais humildes e respeitosas reverências, dandavats pranamas, aos pés de lótus de meus mestres espirituais, guru pada padm:

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Vamana Goswami Maharaja

Nitya Lila Pravista Om Visnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Narayana Goswami Maharaja

E simultaneamente presto minhas mais humildes e sinceras reverências a

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad  Bhaktivedanda Swami Maharaja

Srila Goura Govinda Goswami Maharaj

Srila Bhakti Raksaka Sridhara  Goswami Maharaj

Bhakti Pramode Puri  Goswami Maharaj

A todos os devotos seniores, aos vaishnavas, vaishnavis, e aos respeitáveis convidados aqui presentes.

 

 

Hoje é o dia mais glorioso de Radhastami, o aparecimento de Srimati Radhika! Sob a guia de Gurudeva e diante de Radha Vinoda Bihariji nós estamos aqui sentados.

Gurudeva diz: “Hoje é o dia mais importante na Gaudiya Vedanta. Radhidevika é Srimati Radharani”.

Ragunatha Dasa Goswami diz no Manah Siksa: “Minha querida é Srimati Radhikarani”.

Existem muitos kathas (palestras e textos) sobre prema rupa madhuryam, lila madhuryam, as doçuras da forma e passatempos de Radha.

Nós oramos a Gurudeva para que possamos também seguir seus passos no que ele estabeleceu.

Organizamos aqui em Mathura, sob a guia de Gurudeva, a vinda de todos os eruditos de sânscrito; eles são convidados para vir a esse encontro. Antes, Gurudeva costumava ficar aqui na Mathura matha durante esses dias e glorificava as lilas de Radharani. Todos os eruditos convidados recitam diferentes slokas (versos) em Sua glorificação.

Atul Krsna Goswami, o que dizer sobre ele, as pessoas comuns não têm a capacidade de entender esse katha de um devoto tão elevado.

Há diferentes tipos de rasa katha (assuntos sobre humores transcendentais), nosso Gurudeva é um devoto tão elevado que todos os vaishnavas tomam abrigo nele. Cada lugar possui sua própria importância, mas apenas por ir ao local que nosso Gurudeva e nosso Guru varga (sucessão discipular) fizeram sadhana bhakti (práticas espirituais devocionais), recebemos prema bhakti em nosso coração. A poeira de todo nosso Guru varga está presente aqui em Mathura, nesse templo.

Bhaktivedanta Swami Maharaja recebeu diksa (iniciação brahmana) aqui em Mathura, nessa matha (templo). Essa Mathura Matha contém muitas glórias de Gurudeva. Mesmo fazendo bhajana por muitos e muitos anos não poderíamos receber os frutos equivalentes de estar no lugar em que a Sucessão Discipular (Guru Varga) realizou seu sadhana e bhajana (práticas e adorações).

Nessa kalpa (era), Srimati Radhika nasceu em Varsana na casa de Seu pai Vrisabhanu Maharaj. Srimati Radhika aparece nessa kalpa em uma flor de lótus, em outra kalpa, Ela apareceu do fogo, em outra kalpa mais antiga, Ela apareceu de um ovo dourado.

Nos Puranas e outras escrituras já foi descrito que Ela aparece do útero de Kirtida Devi, e nessa kalpa Ela aparece em Raval, você pode enxergar Raval daqui, mas há alguns prédios bloqueando a visão.

Costumávamos ir a esses locais sagrados de passatempos junto com Gurudeva (Srila Narayana Maharaj) e nos absorvíamos por completo ao ouvir suas descrições maravilhosas sobre Srimati Radhika.

A Suprema Personalidade Srimati Radhika é descrita por muitos e muitos semideuses e nas escrituras como o Srimad Bhagavatam. Nessa escritura é glorificada a Suprema Personalidade Syama Sundara, lila purusottama, que apareceu nesse mundo no reino transcendental de Goloka Vrindavana. Krsna aparece do útero de mãe Yashoda e é feita a cerimônia de Jatakarma samskara antes do corte do cordão umbilical. Krsna nasceu e os vrajavasis celebraram com muita festa seu nascimento.

Narada rsi está contemplando tudo isso, pensando: “Não há diferença entre a potência e o possuir dessa potência”. Nrsimha Maharaja explicou como o almíscar do veado é muito intenso, potente, e da mesma forma a potência e o possuidor da potência não são diferentes.

Radha e Krsna são um, mas para realizar os passatempos Eles se tornam dois, murta e amurta, manifesto e imanifesto.

Agora Narada rsi está pensando que Krsna apareceu em Gokula e certamente Sua potência deve estar em algum local, porque para realizar Seus passatempos certamente Ele precisa dos seus associados, sozinho Ele não pode fazer isso. Narada rsi não encontrou Sua potência em Vrndavana, ele ficou muito cansado procurando a potência de Krsna, assim como quando vamos ao parikrama (peregrinação) de Vraja.

Nanda Maharaja e Vrisabhanu Maharaja são amigos íntimos; onde Nanda Maharaja vive, Vrisabhanu Maharaja também está ali, morando bem perto. Enquanto Nanda Maharaja está em Gokula, Vrisabhanu Maharaja está em Raval. Eles pastoreiam as vacas e costumavam viajar de um local ao outro. Onde há pasto verde, lá estarão; eles não ficam em um lugar só. As pessoas demoníacas costumavam causar dificuldades para os vrajavasis, por isso eles costumavam sempre viajar de um local a outro.

Narada rsi está pensando “Já que Nanda Maharaja está em Gokula, então Srimati Radhika deve estar em algum lugar próximo”. Narada rsi chegou até as margens do Yamuna em Raval e pensou, “A shakti (potência) de Krsna certamente deve estar em algum local perto daqui pela influência de yoga maya”. Naquele mesmo dia de manhã, uma hora e trinta e seis minutos antes do nascer do sol, Vrisabhanu Maharaja foi até o Yamuna para se banhar e naquele período de tempo, pelo desejo do Senhor,  uma brisa fresca começou a soprar e Srimati Radhika estava prestes a aparecer. Nesse momento, todos os elementos auspiciosos começaram a aparecer.

Há um kirtan em bengali escrito por Srila Bhaktivinoda Thakura que diz: Srimati Radhika está prestes a aparecer, Ela vai aparecer diretamente, então o meio ambiente se tornou totalmente favorável. Vrisabhanu Maharaja está se banhando no Yamuna e o Yamuna está fluindo de forma belíssima, a brisa é refrescante como sândalo, muitas variedades de belas flores começam a florescer na água.

Talvez você possa se questionar como tudo isso acontece, mas nossa inteligência não é capaz de compreender.

Srila Madhava Maharaja explica que essa é a Vrindavana transcendental. Normalmente as flores de lótus florescem com o nascer do sol, mas nessa ocasião, no Yamuna, as flores de lótus começaram a florescer sozinhas sem o Sol, os pavões e os pássaros começaram a cantar de forma muito doce e as águas do Yamuna se tornaram bem fragrantes e começaram a fluir de maneira muito doce.

Então surgiu no coração de Vrisabhanu Maharaja um sentimento muito lindo, assim como descrito nesse kirtana.

Para se banhar corretamente em um rio sagrado, é preciso submergir por completo, cobrindo a cabeça com água; algumas pessoas só afundam a cabeça superficialmente, mas é preciso mergulhar completamente para se banhar. Assim Vrisabhanu Maharaja afundou na água por completo, e quando ele emergiu da água, havia milhares de flores de lótus desabrochadas à sua frente. Uma das flores era especialmente brilhante e naquela flor de lótus linda havia uma criança. A criança era muito maravilhosa, Gaurangi, com o corpo muito refulgente como a cor do ouro derretido, tapta-kancana-gaurangi, que derrota a beleza de bilhões e bilhões de Luas. Seu cabelo era muito lindo e Ela estava sorrindo muito docemente com lindos dentes e os lábios muito doces. E o que Ela estava fazendo? Os nossos acharyas explicam que Srimati Radhika estava com os dedinhos do pé na boca, Ela estava chupando o Seu dedo do pé.

Vrisabhanu Maharaja ficou admirado, extasiado em ver tanta beleza, ele não tinha nenhum filho, nenhuma criança e o que ele fez? Ele aceitou aquela criança, ele a pegou em seus braços, a levou para casa e deu a Kirtida Devi, que ficou extasiada de felicidade. A Sua potência de prazer, a própria personificação de Krsna apareceu hoje e tanto prazer foi levado a Vrisabhanu Maharaja e Kritida Sundari Devi.

Narada rsi chegou ali e perguntou a eles se tinham encontrado alguma criança, Vrisabhanu Maharaja ficou muito preocupado porque ele não conhecia Narada rsi, e pensou: “Não posso revelar assim de cara, na verdade eu não conheço esse sadhu, talvez ele faça uma magia negra e a leve embora daqui. Eu tenho que ver que tipo de sadhu ele é”, então ele ficou muito preocupado.

Vrisabhanu Maharaja têm o coração muito simples, e respondeu :

– Sim nós temos uma criança.

E Narada rsi disse:

– Me mostre.

Narada rsi não é um sadhu comum. Ele sabe o passado, presente e o futuro, e então perguntou:

– Você não têm uma filha?

Visabhanu Maharaja estava preocupado, mas Narada rsi explicou:

– Eu não sou nenhum sadhu que bebe, que fuma, que usa drogas ou fuma maconha, não sou esse tipo de sadhu, eu sou um sadhu de verdade, sincero e eu vou dar tantas bênçãos à sua filha. Vou conferir a Ela fama e fortuna, eu vou abençoa-la para que ela se case com uma personalidade muito elevada, você não pode nem imaginar.

Vrisabhanu Maharaja levou a criança diante de Narada rsi e ao ver Srimati Radhika o corpo de Narada rsi ficou coberto com os oito sintomas extáticos de prema. Ele começou a chorar, os pelos de seu corpo se arrepiaram. O sábio pediu a Vrisabhanu Maharaja para trazer algumas flores e alguns grãos de arroz para que ele pudesse abençoar a criança. Vrisabhanu Maharaja foi pegar esses ingredientes e deixou a criança sozinha com Narada rsi. Nesse momento, as oito sakhis (amigas) de Srimati Radhika surgiram e todas as manjaris também apareceram ali.

– Hei sadhu, abra os olhos, veja quão belo é o que está diante de você.

Srimati Radhika apareceu naquele momento como uma mocinha de dezesseis anos de idade, linda, toda enfeitada, cercada por todas as sakhis. E Lalita disse a Narada rsi:

– Comece as suas bênçãos, comece a cantar.

 

(1)

munīndra-vṛnda-vandite triloka-śoka-hāriṇi

prasanna-vaktra-pańkaje nikuñja-bhū-vilāsini

vrajendra-bhānu-nandini vrajendra-sūnu-sańgate

kadā kariṣyasīha māḿ kṛpā-katākṣa-bhājanam

 

(5)

madonmadāti-yauvane pramoda-māna-maṇḍite

priyānurāga-rañjite kalā-vilāsa-paṇḍite

ananya-dhanya-kuñja-rājya-kāma-keli-kovide

kadā kariṣyasīha māḿ kṛpā-katākṣa-bhājanam

 

(11)

ananta-koṭi-viṣṇu-loka-namra-padmajārcite

himādrijā-pulomajā-viriñcijā-vara-prade

apāra-siddhi-ṛddhi-digdha-sat-padāńgulī-nakhe

kadā kariṣyasīha māḿ kṛpā-katākṣa-bhājanam

                                                                                    

Ele cantou esse kirtana de forma linda e os semideuses começaram a jogar flores do céu. Então, Vrisabhanu Maharaja retornou com todos os ingredientes para a benção da criança, nesse instante as sakhis todas desapareceram e Srimati Radhika novamente tomou sua forma de bebê chupando o dedinho.

Narada rsi pensou: “Quais bênçãos eu posso dar a Srimati Radhika”?

Ele começou essas invocações auspiciosas, começou a glorificar os nomes de Srimati Radhika. Quando Srimati Radhika apareceu, Ela veio com os olhos fechados e disse “Só vou abrir meus olhos para ver Krsna”.

A cor do corpo de Srimati Radhika é dourada, mas seus olhos são escuros, nila, porque o que Ela olha, o que Ela vê é somente Krsna, então seus olhos são de uma cor muito escura, e Ela diz: “Eu só vou abrir meus olhos quando for para Te ver, Govinda”.

Nanda Maharaja foi à casa de Vrisabhanu Maharaja e Vrisabhanu Maharaja contou pra ele:

– Oh, minha filha não abre os olhos.

Krsna então se aproximou de Srimati Radhika e chamou:

– Radheeeee!

E Ela abriu os olhos, vendo  então Seu amado Govinda. Ela o abraçou em seu coração. Quando Vrisabhanu Maharaja chegou ali, viu que Ela estava de olhos abertos.

Nos próximos dias vamos falar mais sobre Srimati Radhika, existem muitos, muitos passatempos Dela, assim como há muitos passatempos de Krsna.

 

( Srila BV Vana Gosvami Maharaj – 9 de setembro de 2016 em Mathura )