Transcrições

Por que Sacinandana Gaura Hari apareceu nessa Kali yuga?

Primeiramente gostaria de oferecer minhas mais humildes e respeitosas reverências, dandavats pranamas aos pés de lótus de meus mestres espirituais, guru pada padma

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Vamana Goswami Maharaja

Nitya Lila Pravista Om Visnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Narayana Goswami Maharaja

E simultaneamente presto minhas mais humildes e sinceras reverências a

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad  Bhaktivedanda Swami Maharaja

Srila Goura Govinda Goswami Maharaj

Srila Bhakti Raksara Sridhara  Goswami Maharaj

Bhakti Pramode Puri Goswami Maharaj

A todos os devotos seniores, aos vaishnava, vaishnavis, e aos respeitosos

 

Gostaria de falar apenas algumas palavras para purificar a minha língua pois Bhaktisiddhanta Srila Prabhupada fala: Você tem que pregar ao redor do mundo até o seu último suspiro.

Os devotos, discípulos paravam Gurudeva e certa vez muito humildemente ele falou:

– Um dia eu vou morrer ou não? Eu vou morrer, é verdade, então porque não falar hari katha?

Na linha de Bhaktisiddhanta Prabhupada, a mesma mensagem do nosso Guru varga ele distribui ao redor do mundo, qual é essa mensagem? “Gaura vani pracarine”, pregar a mensagem do Senhor Caitanya Mahaprabhu.

 

anarpita-carīṁ cirāt karuṇayāvatīrṇaḥ kalau

samarpayitum unnatojjvala-rasāṁ sva-bhakti-śriyam

hariḥ puraṭa-sundara-dyuti-kadamba-sandīpitaḥ

sadā hṛdaya-kandare sphuratu vaḥ śacī-nandanaḥ

(Vidagdha-Madhava/ CC. adi 1.4)

 

Srila Rupa Goswami Pada muito belamente glorifica nesse verso sobre a magnanimidade do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Antes ninguém glorificava o Senhor Caitanya Mahaprabhu, mas Srila Rupa Goswami Pada no seu próprio grantha glorifica como o Senhor Caitanya Mahaprabhu é a personificação da munificência e magnanimidade. Gaura Sundara Caitanya Mahaprabhu é o próprio Krsna.

 

anarpita-carīṁ cirāt karuṇayāvatīrṇaḥ kalau

samarpayitum unnatojjvala-rasāṁ sva-bhakti-śriyam

(Vidagdha-Madhava/ CC. adi 1.4)

 

Após o fim da lila de Dwapara yuga, Krsna realizou doces lilas em Vrindavana e em Mathura, depois de Dwarapa yuga Krsna partiu desse mundo material e foi para sua própria morada transcendental Goloka Vrindavana, pensando: Eu saboreei todos os tipos de rasas, doçuras, do coração dos Meus devotos, santa, dasya, sakhya, vatsalya e madhurya, mas Eu não entendi completamente o amor do âmago do coração de Srimati Radhika em relação a mim. Eu tenho que pegar esse humor de Srimati Radhika, Radhika bhava, e sua compleição para conseguir saborear esse amor mais elevado de Srimati Radhika.

Srila Gour Govinda Maharaja se indagou: qual é o limite máximo desse prema de Srimati Radhika em relação a Krsna? Sneha, māna, praṇaya, rāga, anurāga, bhāva, mahābhāva, madhanakya-mahābhāva. Esse assunto é algo muito elevado e muito difícil entender.

Caitanya Mahaprabhu, Krsna está pensando: Eu não consigo realizar esse humor mais elevado de Srimati Radhika, mas Eu preciso saborear esse humor! Muita avidez surgiu no coração de Krsna.

No Caitanya Caritamrta, Srila Svarupa Damodara nesse sloka explica muito claramente porque Krsna veio nessa Kali yuga na forma de Sacinandana Gaura Hari tomando o humor de Srimati Radhika e sua compleição:

 

śrī-rādhāyāḥ praṇaya-mahimā kīdṛśo vānayaivā-
svādyo yenādbhuta-madhurimā kīdṛśo vā madīyaḥ
saukhyaṁ cāsyā mad-anubhavataḥ kīdṛśaṁ veti lobhāt
tad-bhāvāḍhyaḥ samajani śacī-garbha-sindhau harīnduḥ

(CC. adi 1.6)

 

Krsna pensa: quais são as glórias do prema de Srimati Radhika? Como é essa doçura que Srimati Radhika saboreia, a Minha beleza, quando Srimati Radhika saboreia a Minha beleza, doçura que tipo de realização vem no coração dela?

Por essa razão Krsna veio nessa Kali yuga na forma de Sacinandana Gaura Hari, Ele quer saborear esse prema mais elevado, simultaneamente Caitanya Mahaprabhu está pensando: eu tenho que distribuir esse prema para todos, especialmente nessa Kali yuga todas as entidades vivas são muito caídas, qual a qualificação dessas entidades vivas de Kali yuga?

Nessa Kali yuga todos temos milhões e milhões de falhas.

– Quem não tem falha levante a mão.

 

kaler doṣa-nidhe rājann
asti hy eko mahān guṇaḥ
kīrtanād eva kṛṣṇasya
mukta-saṅgaḥ paraṁ vrajet

(SB. 12.3.51)

 

Só uma pessoa louca vai dizer que não tem nenhuma falha, defeito. Nessa Kali yuga as almas condicionadas, baddha jivas, tem milhares de defeitos, mas nós não estamos olhando os nossos próprios defeitos, o que nós olhamos? Olhamos para o defeito dos outros, essa é a natureza de Kali yuga.

Bhaktisiddhanta Prabhupada disse: quando aprendermos a ver nossos próprios defeitos todos os nossos problemas serão resolvidos, mas em Kali yuga todos querem olhar o defeito dos outros, ninguém olha para si mesmo, para suas próprias falhas. Por isso Gurudeva diz: quando você está cantando os santos nomes o seu dedo indicador não deve ficar para frente deve ficar virado para você, ou seja, não aponte para o defeito dos outros. Esse dedo indicador fica apontando para os outros, aponte-o para si mesmo, para o seu próprio coração, no meu coração quanta irregularidade eu tenho? Gurudeva dá um exemplo:

– Quantos buracos a agulha tem? Um, a peneira tem quantos buracos? Um milhão de buracos. Mas a peneira olha para a agulha e fala:

– Hei agulha! Você tem um buraco.

Ela não percebe que tem um milhão de buracos, ou seja, quando nos vermos os nossos próprios defeitos todos os nossos problemas serão resolvidos, não vamos poder falar nada dos outros, se nos estivermos vendo os nossos próprios defeitos.

Mesmo assim o Senhor Caitanya Mahaprabhu distribui esse mais elevado prema para todos. Ele não discrimina quem é qualificado e quem não é, Ele não faz essa diferenciação, quem quer que venha na frente Dele recebe esse prema. O Senhor Caitanya Mahaprabhu, Gaura avatara não faz nenhuma discriminação, Ele distribui esse prema para todos, até os tigres, os elefantes, as cobras.

Quando Sri Caitanya Mahaprabhu viajou para Vrindavana, no caminho de Jara Jakhani, a meia noite o Senhor Caitanya Mahaprabhu acordou e começou a andar completamente absorto em nama sankirtana.

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

E naquela hora seus dois servos Vallabha Acharya e um brahmana estavam com Caitanya Mahaprabhu e seguiram-no, era uma floresta muito densa e um caminho muito estreito só uma pessoa conseguia passar. Um tigre estava bloqueando o caminho, ele estava dormindo.

Narottama Dasa Thakura explicava: quando o Senhor Caitanya Mahaprabhu distribuiu esse prema mais elevado, porque eu não estava lá nessa época? Se eu tivesse nascido nessa época de Sri Caitanya Mahaprabhu, muito facilmente eu teria me libertado desse mundo material e teria ido para Goloka Vrindavana.

Dessa forma, Caitanya Mahaprabhu estava cantando os santos nomes e esse tigre estava bloqueando o caminho, Caitanya Mahaprabhu estava completamente absorto cantando os santos nomes:

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Os pés de lótus de Sri Caitanya Mahaprabhu tocaram o corpo do tigre e ele levantou as duas patas dele em pé, Vallabha Acharya e o brahmana ficaram com muito medo, o que fazer? Então aconteceu um milagre! Caitanya Mahaprabhu falou:

– Krsna karo, Krsna karo. Cante os nomes de Krsna, cante os santos nomes do Senhor.

O tigre levantou as duas patas dele de pé e falou:

–  Krsna, Krsna, Krsna.

 

‘kṛṣṇa kṛṣṇa kaha’ kari’ prabhu yabe balila
‘kṛṣṇa’ kahi’ vyāghra-mṛga nācite lāgila

(CC. madhya 17.40)

 

Ele começou a dançar assim como Krsna fez as gopis dançar com o som da sua flauta.

 

Radha Nace Krsna Nace Nace Gopi Gana

Mam Mero van Gaia re Sakhi pavana Vrndavan

 

Krsna faz todos dançarem com sua flauta, mas o Senhor Caitanya Mahaprabhu que é o mesmo Krsna não segurava flauta, Ele apenas falou: Krsna, Krsna, Krsna.

O tigre se levantou e começou a dançar, chorar e cantar os santos nomes e prema se manifestou em seu coração.

Não apenas isso, uma vez o Senhor Caitanya Mahaprabhu estava tomando banho nessa mesma floresta e veio um elefante louco, Vallabha Acharya e esse brahmana estavam sentados no lago, o que fazer? O Senhor Caitanya Mahaprabhu pegou apenas um pouco de água na palma de sua mão e cantou:

 

Hare krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Ao jogar essas gotas de água no corpo do elefante louco, esse elefante que já era louco ficou mais louco ainda, ficou louco de Krsna prema ficou cantando:

 

Hare krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Dessa forma, o Senhor Caitanya Mahaprabhu Sacinandana Gaura Hari distribuía esse braja prema mais elevado, não é uma coisa comum, é uma coisa muito rara muito especial que foi distribuída a todos. Por essa razão Srila Rupa Goswami Pada citou esse verso:

 

anarpita-carīṁ cirāt karuṇayāvatīrṇaḥ kalau

samarpayitum unnatojjvala-rasāṁ sva-bhakti-śriyam

hariḥ puraṭa-sundara-dyuti-kadamba-sandīpitaḥ

sadā hṛdaya-kandare sphuratu vaḥ śacī-nandanaḥ

(CC adi. 3.4)

 

Como o Senhor Caitanya Mahaprabhu é magnânimo, munificente, ele também explicou: Krsna distribui braja prema apenas em Braja, mas o Senhor Caitanya Mahaprabhu distribui esse prema mais elevado dentro de Braja, fora de Braja, em todo lugar. Sri Caitanya Mahaprabhu viajou para o sul da Índia e cortou a filosofia impersonalista dos karmis, jnanis, yogis, budistas, Ele derrotou essa filosofia e estabeleceu a filosofia mais elevada da consciência de Krsna.

Quinhentos anos antes havia tanta restrição de casta, mas quando Caitanya Mahaprabhu distribuiu esse prema todos esqueceram de casta, de credo, de tudo. Os brahmanas, os chandalas, todas as pessoas de casta elevada e casta inferior, todos se abraçavam, o leão e o veado ficavam um lambendo a boca do outro se isso é possível? O Senhor Caitanya Mahaprabhu distribuiu esse prema, com esse prema tudo é possível.

Ele teve essa previsão: um dia o Meu nome vai ser espalhado por todo mundo e todos vão dançar cantando os santos nomes.

 

Hare krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Caitanya Mahaprabhu prometeu libertar todas as entidades vivas desse mundo material: especialmente nessa Kali yuga todas as entidades vivas são muito caídas, Eu vou libertar, como? Através do nama sankirtana.

Mas ao mesmo tempo Nityananda Prabhu falou: Aqueles que comete ofensa aos pés de lótus dos vaisnavas, Krsna não dará misericórdia.

O Senhor Caitanya Mahaprabhu Ele disse:

– Aqueles que criticam os vaisnavas, Eu não vou liberta-los.

Tenham muito cuidado não critique nenhum vaisnava, meu Gurudeva Vamana Goswami Maharaja falava: não precisa cantar sessenta e quatro voltas, você pode até cantar menos, mas nunca critique os vaisnavas, nunca escute uma crítica a um vaisnava.

Sempre cante os santos nomes:

 

 Hare krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Nessa Kali yuga sirva o vaisnava, vaisnava seva, e cante os santos nomes, nama sankirtana. Nunca critique nenhum vaisnava, você não pode purificar o coração da alma condicionada, então porque você está criticando? Primeiro purifique o seu próprio coração, Srila Prabhupada falava isso. Como que vamos purificar o nosso próprio coração? Cantando os santos nomes.

 

ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇaṁ
śreyaḥ-kairava-candrikā-vitaraṇaṁ vidyā-vadhū-jīvanam
ānandāmbudhi-vardhanaṁ prati-padaṁ pūrṇāmṛtāsvādanaṁ
sarvātma-snapanaṁ paraṁ vijayate śrī-kṛṣṇa-saṇkīrtanam

(Śrī Śikṣāṣṭakam 1)

 

O Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu não escreveu livros, não deu nenhuma instrução, ele apenas compôs esses versos, e o primeiro verso do Śrī Śikṣāṣṭakam é o suficiente, todas as instruções estão contidas nesse verso.

Nama sankirtana, sempre cante os santos nomes e faça bhajana e sadhana, porque nessa Kali yuga não existe nenhum outro processo para purificar o seu coração e alcançar o Senhor, realizando karma, jnana, yoga ou tapasya, você não consegue purificar seu coração permanentemente.

 

Hare krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Nessa Kali yuga apenas nama sankirtana é a essência de todos os Vedas, Puranas e Upanishads.

Krsna disse para Uddhava no décimo primeiro canto do Srimad Bhagavatam. Quando Krsna estava prestes a sair desse mundo material, Uddhava muito humildemente perguntou:

– Prabhu, o que eu faço agora?

Krsna respondeu:

– Uddhava, fique nesse mundo material e pregue a minha mensagem a Maitreiya rsi e Vidhura, eles estão esperando por você.

Leiam o Srimad Bhagavatam, a maioria do décimo primeiro canto é Krsna dando instruções para Uddhava.

Krsna disse:

– Hei Uddhava! Escute, após a Minha partida Kali yuga vai surgir.

O Srimad Bhagavatham dá evidência quando Krsna parti desse mundo material é o começo de Kali yuga, Krsna disse:

 

śrī-bhagavān uvāca

na rodhayati māḿ yogo

na sāńkhyaḿ dharma eva ca

na svādhyāyas tapas tyāgo

neṣṭā-pūrtaḿ na dakṣiṇā

(SB. 11.12.1-2)

 

Krsna, Ele mesmo diz: Por realiza karma, jnana, yoga, tapasya, austeridades, por ler os Vedas e Puranas, ou realizar muitas atividades piedosas, ninguém consegue me alcançar. Apenas aquele que realiza sudha bhakti facilmente alcançará minha morada.

Bhakti yoga significa nama sankirtana. Nessa Kali yuga o Senhor investiu toda sua potência no cantar dos Santos nomes.

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Mas como nós iremos cantar os Santos nomes? Sadhu sanga nama sankirtana, todos devem cantar os santos nomes na companhia do sadhu, devoto puro. Há cinco processos para se realizar sudha bhakti:

 

sādhu-saṅga, nāma-kīrtana, bhāgavata-śravaṇa
mathurā-vāsa, śrī-mūrtira śraddhāya sevana

(CC. madhya 22.128)

 

Sadhu sanga, sempre esteja na companhia do sudha bhakta sadhu, devoto puro do Senhor. Nama sankirtana, sempre cante os santos nomes. Bhagavata sravana, nessa Kali yuga sempre leia o Srimad Bhagavatam pois Ele é o coração, vida e alma dos vaisnavas, o Bhagavad Gita também. Mathura vasa, você deve ficar em Mathura Mandala, você deve ficar em Vrindavana, se não é possível você ficar em Vrindavana fisicamente você tem que estar em Vrindavana com a sua mente. Sri murtira sraddhaya sevana, você deve adorar a vigraha a deidade com fé firme.

 

tan-nama-rupa-caritadi sukirtananu-
smrtyoh kramena rasana-manasi niyojya
tistham vraje tad-anuragi-jananugami
kalam nayed akhilam ity upadesa-saram

(Sri Upadesamrta 8)

 

No Upadsamrta, Néctar da Instrução, Srila Rupa Goswami Pada explica muito claramente nesse verso. Mas todos esses membros de bhakti devem ser feitos com sadhu sanga, na companhia do sadhu, não cante os santos nomes sozinho.

 

ekākī āmāra, nāhi pāya bala,
hari-nāma-sańkīrtane
tumi kṛpā kori’, śraddhā-bindu diyā,
deho’ kṛṣṇa-nāma-dhane

kṛṣṇa se tomāra, kṛṣṇa dīte pāro,
tomāra śakati āche
āmi to’ kāńgāla, ‘kṛṣṇa’ ‘kṛṣṇa’ boli’,
dhāi tava pāche pāche

(Canção Ohe Vaisnava Thakura, versos 3 e 4)

 

Srila Bhaktivinoda Thakura compôs essa glorificação sobre os vaisnavas, vaisnava vandana: Ó vaisnava Thakura, devoto puro do Senhor, por favor me dê sua sanga, sua companhia.

 

Hare krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

Dentre todos esses angas, membros de bhakti, o mais elevado é nama sankirtana. Sankirtana o que significa? Um é chamado kirtana e outro sankirtana, quando todos os vaisnavas se reúnem e cantam os santos nomes juntos isso é nama sankirtana, é muito poderoso.

Srila Bhaktivinoda Thakura diz: Ekaki amara, se eu canto os santos nomes sozinho talvez o sono venha, nidrasana.

Às vezes eu falo esse Kumbhakarna katha, Kumbhakarna meditava no senhor Brahma, Brahma apareceu e disse:

– Hei Kumbhakarna, o que você quer? Me peça qualquer benção que eu te darei.

Kumbhakarna estava pensando como conseguir a posição de Indra, mas ele era um demônio. “Indrasana” essa palavra em sânscrito significa a posição de Indra, ou seja, eu quero a posição de Indra, o rei do céu.

Os Devatas tiveram essa realização: Oh! Kumbhakarna vai pedir para pegar a posição de Indra! Eles ficaram com muito medo e oraram para Brahma:

– Oh Brahma! Por favor, não dê essa posição para Kumbhakarna.

Brahma falou:

– Não se preocupem.

Brahma orou para o Senhor Visnu e Visnu mandou sua Maya, Maya Devi entrou na boca de Kumbhakarna, e quando Kumbhakarna ia pedir a posição de Indra, ou seja, Indrasana, ao invés de “ in “ ele trocou por “ ni “, o que ele acabou falando? Nidrasana, a posição do sono.

Isso é verdade, quando eu estou cantando sozinho os santos nomes, vem esse nidrasana.

Bolo Vrindavana Bihari Lali ki jay!

Você pode se perguntar: quando você está cantando seu gāyatrī mantra onde você está? A sua mente está viajando ao redor do mundo, sem passagem, sem passaporte e sem visto.

Você pode dizer: “Ah, eu tenho um passaporte britânico eu posso ir onde eu quiser”. Você não pode, as vezes não é assim, na Rússia você precisa de um visto, na Índia também não, você precisa do visto.

Quando você está cantando seu gāyatrī mantra onde você está? Sua mente está viajando o mundo inteiro e depois volta, pode vir muitos pensamentos horríveis, estúpidos. Agora você pode até estar com a mente limpa, mas quando você está cantando o gāyatrī mantra várias memorias ruins vem automaticamente, é verdade ou não é? Pergunte a si mesmo! Mahaprabhu disse: Cante os santos nomes alto com os devotos, nama sankirtana.

 

Hare krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

 

Transmitido em 22/07/2017 em Londres :  ( https://www.youtube.com/watch?v=TYShhq92-2E&list=PLTP-gKaa0sRtpC6zZTVJq_MVxHjmQMPVl&index=54 )