Transcrições

O Guru é um pescador perito

Primeiramente gostaria de oferecer minhas mais humildes e respeitosas reverências, dandavats pranamas aos pés de lótus de meus mestres espirituais, guru pada padma

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Vamana Goswami Maharaja

Nitya Lila Pravista Om Visnupada  Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Narayana Goswami Maharaja

E simultaneamente presto minhas mais humildes e sinceras reverências a

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad  Bhaktivedanda Swami Maharaja

Srila Goura Govinda Goswami Maharaj

Srila Bhakti Raksara Sridhara  Goswami Maharaj

Bhakti Pramode Puri  Goswami Maharaj

A todos os devotos seniores, aos vaishnavas , vaishnavis, e aos respeitosos convidados aqui presentes.

Ontem falei para vocês que todos devemos seguir e praticar os sessenta e quatro membros de bhakti.

Srila Rupa Goswami Pada explicou sobre esses sessenta e quatro membros de bhakti em seu livro sem precedente, Sri Bhakti Rasamrta Sindhu, nesse grantha ele explica a sequência dessas práticas e como podemos praticá-las:

 

adau guru-pādāśraya, dīkṣā, siksa, visrambena-guru-sevana

(CC Madhya 22.115)

 

O primeiro é Guru padasraya, abrigar-se nos pés de lótus de um Guru fidedigno. Depois toma-se iniciação, diksa, e recebe-se instrução do Guru, siksa. Visrambena Guru seva significa servir Gurudeva com intimidade.

Esse Guru seva pode ser de dois tipos, o vapu seva e o vani seva. Vapu seva é servir o Guru fisicamente, lavar a roupa dele, massagear seus pés de lótus, cozinhar. Vani seva é aprender todo o sastra e pregar essa filosofia por todo o mundo, vani seva é pregar a missão de Gurudeva. Ambos os serviços são muito importantes, mas Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada explica que vani seva é superior a vapu seva e isso também depende do seu adhikara, depende da sua capacidade para executar vapu seva ou vani seva.

É sempre importante seguir os passos dos sadhus, isso significa que devemos observar como nossos acaryas anteriores praticavam bhajana e sadhana, e dessa mesma forma, devemos tentar praticar. Especialmente devemos seguir os quatro princípios, tentar controlar os sentidos e fazer bhajana e sadhana. Sudha vaisnava sadhacar significa se comportar como um vaisnava de forma perfeita e abandonar todos os tipos de maus hábitos, coisas estúpidas e tolas.

Também falei que devemos praticar os nove membros de bhakti:

 

śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇu
smaraṇaṁ pāda-sevanam
arcanaṁ vandanaṁ dāsyaṁ
sakhyam ātma-nivedanam

(SB 7.5.23)

 

Sravanam significa ouvir harikatha, kirtana é cantar, falar harikatha e smaranam é lembrar dos passatempos de Krsna.

Srila Rupa Goswami Pada apresenta mais cinco tipos de membros de bhakti:

 

sādhu-saṅga, nāma-kīrtana, bhāgavata-śravaṇa
mathurā-vāsa, śrī-mūrtira śraddhāya sevana

(CC Madhya 22.124)

 

Esses cinco tipos de membros de bhakti são extremamente poderosos, o primeiro é sadhu sanga, associar-se com o sadhu. Sempre se associe com um sadhu puro, ontem falei que sadhu sanga não significa se associar com qualquer tipo de sadhu, karmis, jnanis, yogis, naga baba, sakhi bekhi, aqueles que tem dreadlocks, os sadhus que ficam fumando ganja, muitas pessoas vão lá, entram no grupo deles e ficam aceitando essa prasada de Sivaji, mas isso não é sadhu sanga.

Ontem expliquei que sadhu sanga deve ser com alguém que tenha a mente, os sentimentos e os humores parecidos com os nossos. Esse sadhu é snigdha, o coração dele é limpo e asseado, não possui nenhum anartha em seu coração, significa também que esse sadhu é superior a mim. Dessa forma ouvimos harikatha e nos associamos com ele.

Pela manhã expliquei que Raghunatha Dasa Goswami se associou primeiro com quem? Haridasa Thakura, porque algumas vezes Haridasa Thakura ia até sua casa e dessa forma ele ouviu as glórias dos santos nomes.

Mahaprabhu deu o título de Nama Acharya Haridasa para ele, o acharya dos santos nomes, Nama Acharya Haridasa Thakura. Depois ele se associou com o seu diksa Guru Yadunandana Acharya e posteriormente com Caitanya Mahaprabhu, Svarupa Damodara, Raya Ramananda, Sanatana Goswami Pada, sucessivamente ele se associou.

No seu Vilapa Kusumanjali ele glorifica Sanatana Goswami:

– Ó, Sanatana me deu forçadamente essa raja raganuga bhakti.

E por último, Raghunatha Dasa Goswami se associou com Srila Rupa Goswami Pada, assim ele sempre se associava com Rupa Goswami Pada.

Dessa forma, aos poucos vamos tentando cada vez mais nos associarmos com aquele sadhu vraja rasika mais elevado.

Srila Sukadeva Goswami Pada fala que quando dois sadhus que tem a mente, os humores e os sentimentos parecidos, quando se encontram eles falam krsna-katha e lembram de harikatha.

Antes Rupa Goswami Pada fazia sadhana e bhajana em Ter-Kadamba, que fica entre Nanda Gaon e Javata e Sanatana Goswami Pada fazia suas práticas às margens do Pavana Sarovar. Sanatana Goswami Pada todos os dias se encontrava com Rupa Goswami Pada em Ter-Kadamba e lá eles falavam sobre harikatha do Srimad Bhagavatam, sloka por sloka.

Eles discutiam sobre diferentes slokas. Sadhu sanga significa que há essa reciprocidade e discussões uns com os outros. Algumas vezes Srimati Radhika também ia até aquele local para ouvir o harikatha deles.

Certa vez, Srimati Radhika apareceu como uma garotinha simples do vilarejo, com uma roupa bem simples e nada muito enfeitado. Ela falou para Rupa e Sanatana:

– Ó Baba, pegue esse leite, açúcar e arroz para vocês poderem cozinhar arroz doce.

Mas Rupa e Sanatana nem deram atenção para ela, eles estavam completamente absortos em falar harikatha.

Srimati Radhika insistia:

– Ó Baba, por favor, pegue esse leite, açúcar e arroz para cozinhar arroz doce.

Ela continuou:

– Tudo bem, eu já entendi que vocês são renunciados e não querem fazer arroz doce, então eu faço.

Srimati Radhika se sentou naquele local por um tempo e cozinhou, mas como ela manifestou fogo para cozinhar? Ela pegou algumas folhas secas, soprou e automaticamente o fogo apareceu, como isso é possível? Porque todos os poderes místicos que existem vem de Srimati Radhika.

 

ananta-koṭi-viṣṇu-loka-namra-padmajārcite
himādrijā-pulomajā-viriñcajā-vara-prade
apāra-siddhi-ṛddhi-digdha-sat-padāṅgulī-nakhe
kadā kariṣyasīha māṁ kṛpā-kaṭākṣa-bhājanam

(Sri Radha Kripa Kataksha Stotram, verso 11)

 

Não apenas um, mas ilimitados Vaikunthas, Visnulokas fazem lamparinas de ghee e oferecem a Srimati Radhika.

 

ananta-koṭi-viṣṇu-loka-namra-padmajārcite
himādrijā-pulomajā-viriñcajā-vara-prade

(Sri Radha Kripa Kataksha Stotram, verso 11)

 

Srimati Radhika abençoa a esposa de Brahma, Indra e Sivaji, afinal, todos os tipos de poderes místicos vem das unhas dos pés de Srimati Radhika.

 

ananta-koṭi-viṣṇu-loka-namra-padmajārcite
himādrijā-pulomajā-viriñcajā-vara-prade
apāra-siddhi-ṛddhi-digdha-sat-padāṅgulī-nakhe

(Sri Radha Kripa Kataksha Stotram, verso 11)

 

Todos os poderes místicos surgem das unhas dos pés de Srimati Radhika.

Srimati Radhika pegou aquelas folhas secas, apenas assoprou e o fogo surgiu, ela é perita em cozinhar tudo.

Uma vez Durvasa rsi deu uma benção para ela:

– O que quer que você cozinhe será néctar e qualquer um que honre essa preparação, essa prasada que você fizer, ficará muito saudável.

Durvasa rsi é um Maharaja muito bravo, qualquer falha que alguém cometesse, ele dava um tapa e ainda amaldiçoava a pessoa.

Certa vez, ele foi na casa de Vrsabhanu Maharaja, mas Durvasa rsi além de ser bravo é muito engraçado, por isso é difícil compreender suas atividades.

Naquela ocasião, a esposa de Vrsabhanu Maharaja, Kirtida Sundari Devi cozinhou vários tipos de preparações, cento e oito tipos e ofereceu a Durvasa, ele falou:

– Não, não eu não vou comer nada, eu só vou comer se a sua filha, Srimati Radhika cozinhar para mim.

Srimati Radhika era bem pequena naquela época, tinha apenas cinco anos de idade.

Vrsabhanu Maharaja falou:

– Ela é tão jovem, como é possível que ela cozinhe?

Durvasa rsi respondeu:

– Não, não sua filha deve cozinhar para mim.

Eles pensaram “o sadhu está falando, se não fizermos isso ele pode nos amaldiçoar”.

Então eles chamaram Lali para cozinhar, Lali significa bebezinha. Srimati Radhika começou a cozinhar laddu, kachori, diferentes tipos de preparação.

Durvasa falou:

– Assim que estiver pronto pode colocar diretamente no meu prato para eu comer.

Ela tinha cinco anos, sua mãozinha era bem macia e Durvasa rsi ficou lá perto dela, ela cozinhava e já passava para ele direto.

Srimati Radhika preparou um puri, assim que ela colocou no prato Durvasa rsi, ele rapidamente comeu e falou:

– Cadê? Quero mais.

Durvasa rsi possui muitos poderes místicos e ele pode comer muito rápido, Srimati Radhika viu ele fazendo aquilo e pensou:

– Bom, ele está mostrando seu poder místico, então eu vou mostrar o meu também.

Srimati Radhika em um instante fez cem puris e colocou no prato dele. Ela olhou para ele e disse:

– Baba, primeiro coma tudo e depois me chame. Não deixe nenhum remanescente, você deve comer tudo.

Durvasa rsi também tinha poderes místicos então ele também comeu muito rápido aqueles puris. Por uma, duas horas eles ficaram fazendo isso, ela cozinhava muito rápido e ela comia muito rápido.

Então Durvasa rsi percebeu:

– Ah, não tem jeito meu poder místico não vai adiantar.

E na sua mente ele se rendeu completamente aos pés de lótus Srimati Radhika e deu essa benção para ela:

– Ó Radhike, o que quer que você cozinhe será néctar.

Por que estou falando isso? Porque todos os tipos de poderes místicos vêm de Srimati Radhika.

Me lembro que uma vez um sadhu que tinha poderes místicos se encontrou com Bhaktivedanta Swami Maharaja e perguntou:

– Você possui algum poder místico?

Swami Maharaja olhou para ele e falou:

– Mas você possui algum poder místico? Você sabe alguma coisa?

O sadhu respondeu:

– Eu posso manifestar quantas frutas você quiser com o meu poder místico.

E esse sadhu através do seu poder místico manifestou várias frutas.

E o sadhu falou:

– E você? Qual o seu poder místico? Você sabe alguma coisa?

Swami Maharaja olhou para ele e respondeu:

– Seu poder místico é inútil, não é nada, só serve para enganar as pessoas. Com o meu poder místico eu fiz as pessoas rasparem a cabeça, passarem tilaka, colocarem kanti mala, você pode fazer isso? Você consegue fazer vários hippies rasparem a cabeça, passarem tilaka e cantarem os santos nomes?

O sadhu falou:

– Não, não, eu não consigo fazer isso.

Esse poder místico é o melhor de todos, aquele sadhu que possui o poder místico de transformar o caráter e a natureza das pessoas em vaisnavas, esse poder místico é perfeito e mais elevado.

Vocês entenderam? Não é fácil virar o rosto das pessoas para Krsna. Bhaktisiddhanta Prabhupada explica que não é nem um pouco fácil virar o rosto de uma alma de Maya para Krsna e diz que são necessários quantos galões de sangue? Quinhentos galões, isso significa que é necessário investir muita energia, muito bhajana e sadhana, de outra forma isso não é possível.

Srimati Radhika manifestou fogo através do seu poder místico. Ela ficou ali uma, duas horas fingindo que estava cozinhando, mas ela nem precisava cozinhar, com seus poderes místicos ele poderia manifestar arroz doce em um segundo, então o que ela estava fazendo ali? Estava ouvindo a discussão de Rupa e Sanatana sobre o Srimad Bhagavatam, harikatha.

Rupa Goswami Pada explica que quando eles falam esse krsna-katha ficam completamente absortos nesses humores de serviço a Radha e Krsna, eles podem estar com seus olhos abertos, mas estão vendo apenas Goloka Vrindavana.

Sadhu significa o quê? Aquele que está sempre absorto em krsna-katha, se ele ver qualquer coisa automaticamente udhipana, estímulo surge. Outro dia falei que se um sadhu encontra uma moça muito bela ele pensa:

– Ó, ela é uma gopi de Goloka Vrindavana.

Então um devoto perguntou:

– E se for uma moça muito feia, qual será o udhipana? Terá udhipana?

– Sim, claro que terá udhipana, na krsna-lila há tudo, o que quer que ele veja será um estímulo. O que acontece se ele ver qualquer moça feia? Vai lembrar de Putana. Tudo que um sadhu elevado vê é udhipana, udhipana significa estímulo, ele se lembra de krsna-lila porque o que quer que ele veja o estimula a lembrar de Krsna.

Sukadeva Goswami Pada está sempre absorto em pensar em Krsna, krsna-katha, Krsna nama.

Por que eu estou falando isso? Sadhu sanga, porque sucessivamente vamos desenvolvendo um meio pelo qual podemos cada vez mais nos associar com um sadhu mais elevado, um vraja rasika sadhu Guru.

Desses cinco membros, sadhu sanga é o primeiro e o segundo é nama sankirtana, cantar dos santos nomes.

 

tan-nāma-rūpa-caritādi-sukīrtanānu-

smṛtyoḥ krameṇa rasanā-manasī niyojya

tiṣṭhan vraje tad-anurāgi janānugāmī

kālaḿ nayed akhilam ity upadeśa-sāram

                                             (Sri Upadesamrta 8)

 

Rupa Goswami Pada explica no seu néctar da instrução:

– Essa é a essência de todos os meus ensinamentos, sempre se lembre dos doces nomes de Krsna.

 

he kṛṣṇa he yādava he sakheti, govinda dāmodara mādhaveti

govinda dāmodara mādhaveti, govinda dāmodara mādhaveti

 

Os vrajavasis, os residentes de Vraja estão sempre absortos em Krsna nama.

Srila Sanatana Goswami Pada glorifica isso muito belamente no Brhad Bhagavatamrta.

 

sri-krsna gopala hare mukunda
govinda he nanda-kisora krsna
ha sri-yasoda-tanaya prasida
sri-ballavi-jivana radhikesa

(Sri Brhad Bhagavatamrta 2.4.7)

 

Esses nomes de Krsna são extremamente doces.

Sadhu sanga significa o cantar desses doces nomes de Krsna.

Nesses cinco tipos de práticas de bhakti depois de sadhu sanga é nama sankirtana. O terceiro é Mathura vasa, viver em Mathura. Na verdade, Mathura significa Vrindavana, Braja, mas em que local de Vrindavana, Braja iremos ficar? Não em qualquer local, não vá aos locais de Chandravali.

Certa vez, um brajavasi estava levando leite em alguns copinhos de folhas e Raghunatha Dasa Goswami perguntou:

– Onde você conseguiu esses copos de folhas?

O brajavasi falou de forma simples:

– Ah, eu trouxe esses copos lá do Sakhi Sthali, o local de Chandravali.

Raghunatha Goswami ficou extremamente irado:

– Ó, você foi ao local de Candravali? Ela é a rival de Srimati Radhika, ela causa tantos problemas, saia logo daqui.

Ele pegou uma vara e correu atrás dele.

Devemos ficar nos locais confidenciais onde Radha Krsna realizam seus doces passatempos, o Radha Kunda, Syama Kunda, Govardhan, Nidhuvana, Nikunja Vana, Ter-Kadamba, Javata.

Mathura vasa significa ficar nesse Vraja Mandala onde Sri Radha Krsna realizam seus doces passatempos amorosos. O quarto lugar é Bhagavata-sravana, ouvir esse harikatha direto da boca de lótus de um suddha bhakta. Por último, sri mūrtira śraddhaya sevana, adorar a Thakuraji com fé. Mas todos esses cinco membros de bhakti devem ser praticados com sadhu sanga, sem sadhu sanga eles não vão gerar frutos.

Rupa Goswami Pada fala no Bhakti Rasamrta Sindhu que mesmo sem fé, ao associar-se com um sadhu muito elevado você vai atingir prema. Como é possível alguém sem fé, apenas se associando com sadhu possa atingir prema bhakti? Sim, um sadhu elevado pode manifestar fé no coração da pessoa, ele possui um poder místico em seu coração chamado acintya sakti. Sadhu sanga é isso, na associação de um sadhu muito rapidamente você pode alcançar o estágio mais elevado de bhakti.

Na caminhada matinal expliquei como Gopa Kumara atingiu prema bhakti. No seu Brhad Bhagavatamrta Srila Sanatana Goswami Pada explica a história de Gopa Kumara.

Quando Gopa Kumara chegou em Vaikuntha Dhama o Senhor falou para ele:

– Você sabe quem é o seu Guru? Eu sou seu Guru.

O próprio Senhor Narayana começou a lembrá-lo:

– Ó Gopa Kumara, por muitos e muitos nascimentos Eu tenho te observado pensando em formas diferentes para te libertar desse mundo. Nas suas vidas você não realizou nenhum karma bom e só fez karmas ruins, mesmo assim Eu tenho muito amor e afeição por você. Pela Minha misericórdia Eu te dei várias bênçãos, mas você não virava seu rosto para Mim. Eu fiquei pensando “de qualquer forma Eu tenho que te libertar”.

Caso o Senhor pense “Eu tenho que te libertar”, então não tem jeito.

Por quanto tempo vamos ficar nos debatendo na água? Guru significa o quê? Que ele é um pescador muito perito, o pescador joga diferentes iscas com o anzol para capturar os peixes grandes e pequenos, quando o peixe morde ele joga mais linha, porque o anzol já está preso na garganta do peixe, mas o peixe pensa:

– Ah não, eu estou livre.

Ele começa a nadar, por quanto tempo ele vai ficar nadando? Uma, duas, três horas, em algum momento ele vai cansar. Quando o pescador percebe que o peixe está completamente cansado ele puxa e tira o peixe da água.

Da mesma forma, algumas vezes Sri Guru dá o mantra e o discípulo pensa:

– Eu sou uma flecha.

E vai embora. O Guru solta a linha do anzol, um belo dia o discípulo cansa de Maya e o Guru o puxa de volta, porque o mantra é extremamente poderoso, esse é o processo.

O Senhor Narayana estava explicando para Gopa Kumara:

– E Eu comecei a usar minha potência inconcebível, usando a Minha acintya sakti Eu fiz você nascer em Braja na dinastia dos vaqueiros em Giriraj Govardhan e também Me manifestei na forma de um homem idoso. Você lembra disso Gopa Kumara? Qual é o Meu nome?

O nome do Guru de Gopa Kumara era Jayanta.

Nunca se esqueça de duas coisas, do seu nome espiritual e do nome do seu Guru.

Uma vez um discípulo perguntou para Gurudeva:

– Ó Gurudeva, você não lembra de mim? Tomei harinama e diksa de você.

Gurudeva olhou-o e perguntou:

– Eu sei, mas quando você tomou iniciação?

Ele respondeu:

– Em 1949.

Isso era no ano 2000, cinquenta anos depois ele pergunta se Gurudeva o conhece, cinquenta anos depois ele diz:

– Gurudeva, como você se esqueceu de mim?

Isso não é sadhu sanga!

O Senhor Narayana falou para Gopa Kumara:

– Eu era seu Guru e meu nome era Jayanta. Você lembra Gopa Kumara? Eu ficava ás margens do Yamuna bem próximo ao Kesi Ghat e lá eu cantava esses santos nomes.

 

sri-krsna gopala hare mukunda
govinda he nanda-kisora krsna
ha sri-yasoda-tanaya prasida
sri-ballavi-jivana radhikesa

(Sri Brhad Bhagavatamrta 2.4.7)

 

O Senhor Narayana estava explicando que na forma de Jayanta Ele estava cantando esse mantra e através da Sua acintya sakti Ele começou a intoxicar o coração de Gopa Kumara para atrai-lo.

Quando Guru nistha se manifesta facilmente se alcança bhakti, isso é muito importante, como ter Guru nistha?

O Senhor Narayana continuou:

– Eu te atraí com Meu mantra. Quando Eu te dei o mantra fiquei inconsciente e você foi no Yamuna buscar água, mas quando voltou Eu não estava mais lá, pois havia desaparecido e naquele momento você ficou sentindo muita separação, mas sempre cantou esse mantra, gopala-mantra.

Gopa Kumara cantava o gopala-mantra e o maha mantra:

 

sri-krsna gopala hare mukunda
govinda he nanda-kisora krsna
ha sri-yasoda-tanaya prasida
sri-ballavi-jivana radhikesa

(Sri Brhad Bhagavatamrta 2.4.7)

 

– Três vezes Eu dei meu darsana para você.

Dessa forma, vemos como sadhu sanga é poderosa.

Srila Sanatana Goswami Pada no Brhad Bhagavatamrta glorifica sadhu sanga, como a influência de sadhu sanga é poderosa. Então, sempre se associe com sadhus, cante os santos nomes e faça bhajana e sadhana.

 

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

 

 

Transmitido em 01/01/2014 – Pindamonhangaba-SP