Transcrições

Bhagavad Gita – A verdade sobre a alma

Primeiramente gostaria de oferecer minhas mais humildes e respeitosas reverências, dandavats pranamas aos pés de lótus de meus mestres espirituais, guru pada padma

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Vamana Goswami Maharaja

Nitya Lila Pravista Om Visnupada Astotarasata Sri Srimad Bhaktivedanta Srila Narayana Goswami Maharaja

E simultaneamente presto minhas mais humildes e sinceras reverências a

Nitya Lila Pravista Om Vishnupada Astotarasata Sri Srimad  Bhaktivedanda Swami Maharaja

Srila Goura Govinda Goswami Maharaj

Srila Bhakti Raksara Sridhara  Goswami Maharaj

Bhakti Pramode Puri  Goswami Maharaj

A todos os devotos seniores, aos vaishnava, vaishnavis, e aos respeitosos convidados aqui presentes

Por muita boa aventurança estamos aqui reunidos para falar sobre a essência do Bhagavad Gita.

Qual é a real essência da vida? Bhagavad bhakti, é praticar devoção por Deus.

 

durlabho mānuṣo deho
dehināṁ kṣaṇa-bhaṅguraḥ
tatrāpi durlabhaṁ manye
vaikuṇṭha-priya-darśanam

(SB 11.2.29)

 

No Srimad Bhagavatam Srila Sukadeva Goswami Pada falou para Parikshit esse harikatha.

Durlabho mānuṣo deho, esse corpo humano é muito raro, não apenas raro, durlabho, mas sudurlabho, raríssimo. Esse corpo humano será destruído algum dia, porque ele é temporário, kṣaṇa-bhaṅguraḥ. Vocês sabem o que é mais raro do que esse corpo humano? Ainda mais raro que obter um corpo humano é ter a associação de um Bhagavata bhakta, vaikuṇṭha-priya significa o quê? Os queridos associados do Senhor, obter a sanga, associação desses devotos é muito raro, especialmente em Kali Yuga, as almas condicionadas não têm gosto pelos santos nomes, harikatha e por nada espiritual.

Vocês são tão afortunados por estarem aqui ouvindo o seminário, vocês tiraram pelo menos uma hora, meia hora das suas vidas para vir aqui estar em sadhu sanga e ouvir harikatha, vocês são muito afortunados.

O que Deus tem a falar no Bhagavad Gita, antes disso Bhagavan falou:

 

śraddhā-vān labhate jñānaḿ
tat-paraḥ saḿyatendriyaḥ
jñānaḿ labdhvā parāḿ śāntim
acireṇādhigacchat

(BG 3.39)

 

Aquele que possui sraddha consegue adquirir conhecimento, porque a fé é a base da nossa vida espiritual.

Essa sradha é o quê? É pensar:

– Eu não sou esse corpo, eu sou a alma.

O nosso corpo é como uma árvore com dois pássaros sentados, quem são eles? Um pássaro é o Paramatma, a Superalma e o outro é a jivatma, a alma espiritual. Esse pássaro do Paramatma está olhando o que quer que façamos nesse mundo, coisas boas, ruins, tudo. Ele apenas vê, como uma testemunha e o pássaro da jivatma está fazendo o quê?

De acordo com seu karma passado você experimenta sukha ou dukha, felicidade ou sofrimento. Você está desfrutando ou sofrendo nesse mundo conforme o karma bom ou ruim que foi feito na sua vida passada, estamos experimentando o fruto desse karma e também fazemos novos karmas. De acordo com o fruto do nosso karma estamos experimentando felicidade e sofrimento, o que mais? Também fazemos novos karmas conforme nossas ações boas e ruins.

Na Gita, Bhagavan está explicando esse katha para Arjuna:

– Por que você está se lamentando?

Vocês já ouviram sobre a Bhagavad Gita, como os Kurus e os Pandavas chegaram em Kurukshetra, que era um campo de batalha enorme como um oceano. Arjuna viu os exércitos dos dois lados e começou a se lamentar. Na verdade, Bhagavan Krsna estava fazendo todos entenderem enquanto falava com Arjuna.

-Por que vocês estão se lamentando? Por que vocês estão sofrendo?

Todos estão experimentando o próprio karma, a reação de suas ações e enquanto você não acabar de experimentar todos os frutos dos seus karmas terá que continuar nesse corpo. Esse corpo é perecível e terá que ser deixado, porque depois teremos que ir para outro corpo. Já nascemos em infinitos corpos, temos um corpo, depois o abandonamos e vamos para outro corpo, desde de tempos imemoriais. No dia que o fruto do nosso karma terminar abandonaremos o corpo e iremos diretamente para morada de Deus.

Para explicar esse harikatha de como a alma experimenta o seu próprio karma, os sastras explicam que a jiva está sofrendo, experimentando seu próprio karma. Sukha e dukha, ou seja, ela está saboreando esses dois frutos, da felicidade e do sofrimento.

Dentro do nosso corpo há a atma, a alma, o que é essa alma? Ela é imortal, não existe morte e nem nascimento para a alma. Ela abandona um corpo e vai para outro corpo. O próprio Deus está explicando sobre esse atma tattva no Bhagavad Gita:

– Conheçam sobre a alma.

Caso vocês obtenham esse conhecimento sobre a alma, não terão medo da morte, o medo vem do quê? O medo surge quando dependemos do corpo, existe outro corpo que é o corpo da atma, tendo em mente isso não teremos medos relacionados a esse corpo.

Quando Krsna falou para Arjuna, na verdade, ele estava falando sobre o atma tattva para todos.

Os Upanishads explicam muito belamente sobre quem faz bhajana com sraddha.

Essa instrução da Gita depende de quê? Da fé, sraddha, se você não tem sraddha pode escutar algo mil vezes, mas não vai adiantar, a instrução é dada para quem? Para aquela pessoa que tem sraddha, se eu não tenho fé em alguém ou no que alguém fala, não vou obter nenhum fruto ao ouvir essa pessoa.

Vou dar um exemplo.

Certa vez, havia um pandita brahmana, que era muito erudito e orgulhoso, ele tinha muito conhecimento dos sastras e também seguia todas as regras e regulações. Ele tinha limpeza, veracidade e fazia tudo corretamente, mas ele tinha muito falso ego, ele pensava:

– Eu sei de tudo, não há ninguém que saiba mais que eu.

Ele tinha esse abhimāna, esse ego no coração.

Certo dia Narada Rsi vagando por aí, foi até o local desse brahmana e o brahmana perguntou para Narada:

– Por favor, me fale de onde você está vindo?

Narada falou para ele:

– Eu vim de Vaikuntha.

Ele perguntou:

– Quando o Senhor me levará a Sua morada? Me diga.

E Narada Rsi respondeu:

– Amanhã vou perguntar para o Prabhu, Deus, e te falarei.

– Tudo bem.

No dia seguinte Narada Rsi veio e o pandita brahmana perguntou:

– Por favor, qual foi a resposta que o Senhor deu? Primeiro me diga: o que Deus está fazendo?

Narada Rsi falou:

– Eu vi que Svayam Bhagavan está passando um elefante pelo buraco de uma agulha.

O brahmana falou para Narada:

– Você é louco? Como um elefante gigante pode passar pelo buraquinho de uma agulha? Você está mentindo.

Narada falou:

– Apenas estou te contando o que eu vi.

– Tudo bem, então me diga o que o Senhor falou, quando Ele me levará?

Narada Rsi disse:

– Depois de cem vidas

– Cem vidas? Quanto tempo! Narada, eu não acredito que você veio de Vaikuntha e que Deus falou isso.

Narada falou:

– Você que acha isso.

Narada saiu daquele lugar e viu que havia um sapateiro ali perto, hoje em dia não há mais sapateiros. Havia essa pessoa muito humilde, ele se sentia o mais caído e quando tinha algum tempo ele cantava os santos nomes, até mesmo quando ele estava costurando e polindo os sapatos. Ele viu Narada, prestou reverências e falou:

– Oh mahatmaji! Oh grande alma, de onde o senhor está vindo?

Narada falou:

– Estou vindo de Vaikuntha.

O sapateiro perguntou.

– Oh Prabhu, me diga quando que o Senhor me levará para Vaikuntha.

Narada falou:

– Amanhã vou te falar, mas antes perguntarei para o Senhor.

No dia seguinte, Narada Rsi foi até o sapateiro novamente e falou:

– O Senhor falou que vai te levar bem rápido.

– Quando?

– Rápido.

– Mas o que significa esse “rápido”?

– Muito rápido.

Como por exemplo:

Havia um Guru que falou para o discípulo:

– Traga um copo de água para mim.

– Gurudeva estou trazendo.

O discípulo foi embora, depois de dez minutos ele voltou e falou:

– Gurudeva, esqueci de te perguntar uma coisa, o senhor bebe água gelada ou água quente?

– Estou com sede, simplesmente traga qualquer água que você encontrar.

O discípulo foi e depois de dez minutos voltou novamente até Gurudeva:

– Gurudeva, esqueci de perguntar mais uma coisa.

– O quê?

– Gurudeva, o senhor vai beber água mineral ou água da torneira?

– Oh tolo, pegue água da torneira mesmo.

Ele foi e voltou dez minutos depois.

– Gurudeva, esqueci de perguntar ao senhor em qual tipo de copo você bebe água, copo de metal ou copo de plástico?

– Seu tolo! Traga logo a água, eu estou com sede!

O discípulo saiu correndo e depois de dez minutos ele voltou:

– Gurudeva, eu esqueci de perguntar outra coisa, devo trazer o copo de água em uma bandeja ou seguro na mão?

Gurudeva falou:

– Não precisa mais trazer a água.

Como eu estava falando, com muita humildade aquele sapateiro falou:

– Oh Prabhu, o senhor falou que Deus vai me levar rápido, mas quando exatamente?

E ele continuou:

– O que o Senhor está fazendo em Vaikuntha, o que você viu?

Narada Rsi respondeu:

– Bhagavan está pegando uma agulha, sabe o buraco da agulha? Ele está passando um elefante pelo buraco da agulha.

O sapateiro ficou muito satisfeito ao ouvir isso:

– Oh Prabhu, para Deus isso realmente é possível.

Porque nos sastras está escrito que o Senhor é o quê? Qual é a definição de Deus? Ele faz do possível impossível e do impossível possível. Quem é Bhagavan? Aquilo que é possível Ele torna impossível e aquilo que é impossível de acontecer Ele torna possível, isso se chama Bhagavan, Deus, o Senhor.

Passar um elefante pelo buraco de uma agulha não é possível para um ser humano, mas é possível para Deus, o Senhor pode fazer isso. Ele cria todo o mundo material e Ele destrói, Ele é Deus, Bhagavan.

Em hindi é dito que sem o desejo de Deus nem mesmo uma folha se move, não conseguimos nem levantar o braço se não for o desejo do Senhor. Não conseguimos fazer nada que não seja o desejo de Deus, Se Ele não inspirar nossos corações não conseguimos fazer nada. Ele que nos dá tudo.

Na Gita, Bhagavan diz:

– Eu que dou a inteligência para que a pessoa me alcance.

Esse sapateiro tinha muita, muita fé no Senhor e ele perguntou:

– O que Deus falou de quando irá me libertar?

Narada falou:

– Eu falei que iria ser rápido, Deus falou:

– Está vendo essa árvore de tamarindo e todas as folhas que tem nessa árvore? Quantas folhas há em uma árvore de tamarindo? Tem milhares de folhas, cada uma dessas folhas é uma vida que você terá e depois que todas essas vidas, folhas passarem, Deus vai te libertar desse mundo, desse samsara e vai te levar para Vaikuntha Dhama.

Narada Rsi continuou:

– Ele falou que isso será bem rápido, mas quando? Quantas folhas existem em uma árvore de tamarindo? São inumeráveis! Quando cada uma dessas folhas cair significará uma vida, cada vida que você vai ter que passar, vai ter que morrer e depois de todas essas vidas o Senhor te levará para Vaikuntha.

O sapateiro ficou muito satisfeito ao ouvir isso e começou a dançar em bem-aventurança, dançar, dançar e cantar os santos nomes. Foi o suficiente, ele desmaiou cantando os santos nomes de Deus e nesse momento o próprio Bhagavan Visnu veio de Vaikuntha com o seu transportador Garudaji, Ele colocou esse devoto no ombro de Garuda e foram para Vaikuntha.

Quando chegaram em Vaikuntha, Narada falou:

– Prabhu, o Senhor havia dito que só traria ele para Vaikuntha depois de tantas vidas, tantas folhas de tamarindo, por milhares e milhões de vida e porque Você trouxe ele tão rápido agora?

O Senhor falou:

– Oh, porque ele tem fé em minha palavra.

Quando alguém tem fé rapidamente Deus dá a sua misericórdia.

Esse mundo em que vivemos é limitado.

Porque ele tinha essa fé:

– Depois de tantas e tantas limitadas folhas, de tantos e tantos limitados nascimentos Ele vai me levar!

Deus faz do possível impossível e do impossível possível. Bhagavan levou o sapateiro para sua morada e para aquele pandita brahmana Ele falou:

– Você é um tolo, você sabe tanto sastra e mesmo assim não tem fé em Deus? Como o Senhor poderá te levar?

Quando estudamos o Bhagavad Gita, tudo que ouvimos ou falamos é que a base de tudo é a fé, essa fé é o quê? É a fé na alma:

– Eu não sou o corpo! Quem sou eu? Eu sou a alma, atma.

 

[Por mais quanto tempo eu posso falar?]

 

[Devoto:]

 

[ – Por mais vinte minutos.]

 

Quando tivermos atma jnana, conhecimento acerca da alma, não teremos mais medo, quem nos dará esse jnana, conhecimento?

Estamos ouvindo Bhagavad Gita katha, Arjuna assume o papel de discípulo e Bhagavan o papel de Guru. O Guru mostra o caminho para o discípulo fidedigno, os Upanishads dizem:

 

tasmād guruṁ prapadyeta
jijñāsuḥ śreya uttamam
śābde pare ca niṣṇātaṁ
brahmaṇy upaśamāśrayam

(SB 11.3.21)

 

Tasmād guruṁ prapadyeta, se você realmente quiser saber acerca do tattva do Senhor, precisará se aproximar de um Guru fidedigno. Śreya uttamam, para saber o que há de mais elevado. O que é sreya vastu, a coisa mais elevada? Atma tattva.

Eu vou explicar para vocês.

Vocês são muito eruditos e já sabem disso, sei que já estudaram muito as escrituras, existem duas coisas nesse mundo: sreya vastu e preya vastu. Sreya significa superior, melhor e preya significa algo que você gosta, priya, uma coisa querida.

Há essas duas palavras em sânscrito, uma é sreya vastu e outro é preya vastu, o que é preya vastu nesse mundo? É o que mais gostamos, quem vocês mais amam nesse mundo? Alguém pode responder? Seus filhos, sua mãe, seus pais? Não! Eu vou falar para vocês então. Tudo bem, o que você falou é realmente verdade, mas quem mais amamos? Vocês amam mais os seus corpos.

Eu não tenho muito tempo para explicar analiticamente. Amamos o nosso corpo e amamos quem tem relacionamento com ele, o que estou querendo dizer é que nós amamos quem tenha algum relacionamento com o nosso corpo, porque também amamos nosso corpo, entenderam? Depende do relacionamento que a pessoa tem com o nosso corpo, mas na verdade, o corpo que é o mais querido para nós, atanta priya, em sânscrito se diz “priya”, muito querido e amado.

Como eu falei, no Bhagavad Gita, Krsna diz:

 

jijñāsuḥ śreya uttamam

(SB 11.3.21)

 

O que é sreya vastu? Bhagavata tattva, atma tattva, Paramatma tattva, são as coisas mais elevadas. Para saber essas coisas mais elevadas, sreya vastu, você deve vir até o Guru fidedigno, tasmād é o quê? Para saber isso. Da palavra tad surge a palavra tasmād, tasmād significa saber sobre aquele, ou seja, para saber sobre atma tattva, Paramatma tattva, para saber sobre o benefício da sua alma. O que você deve fazer? Jijñāsuḥ śreya uttamam, para aprender esse atma tattva e a verdade sobre o Senhor, você precisa ir até quem? Até um Guru fidedigno. Os sintomas de um Guru fidedigno também estão explicados nesse verso.

Você não vai até qualquer pessoa para obter benefício. Por exemplo, você vai até o médico, mas ele tem que ser um médico bom, em algumas vilas há médicos que não tem diploma de medicina, nunca nem foram para a escola, faculdade, viram qualquer coisa na internet e viraram médicos. Caso você vá nesse falso médico, não vai adiantar, você deve ir em um médico bom e com realização.

Para saber sobre atma tattva, Bhagavata tattva, você deve ir até um Guru fidedigno, quais os sintomas de um Guru fidedigno? É aquele que tem realização de shabda brahma e Param brahma, ele também tem conhecimento das escrituras, sastra jnana. Quem não tem conhecimento de todas as escrituras não poderá nos dar respostas adequadas. Ele tem que saber todas as escrituras e ter realização. De qual Guru parampara esse Guru veio? Você deve saber a sucessão discipular do Guru, de onde ele veio.

Tomando remédio de qualquer falso médico a sua doença pode piorar, especialmente nos Estados Unidos, eu vi que o médico não dá o remédio imediatamente, se você fica com dor de cabeça, você compra o remédio na farmácia sem precisar de receita médica. Em alguns países eles não vendem sem prescrição médica, primeiro você deve ir no médico para pegar a prescrição, não sei exatamente como é aqui no Suriname, sei que na Inglaterra eles não vendem, na Índia você fala qualquer coisa e eles já vendem o remédio.

Dessa forma, se você for até o Guru ele precisa ter três sintomas: sastra jnana, o conhecimento das escrituras, segundo é realização e terceiro é o desapego as coisas materiais. E não só isso, também veja o Guru Parampara dele, de qual corrente esse Guru vem? Quem é o Guru dele? Qual a corrente dos Gurus dele?

Porque aquele que vai nos pegar pela mão e nos levar para o mundo espiritual, qual é o dever do Guru? Pegar o discípulo pela mão e levá-lo diretamente para morada espiritual de Deus, como que é essa pessoa? Não é apenas se sentar no barco, você tem que saber quem está conduzindo o barco, vocês estão entendendo? No meio da noite ele colocará o barco no meio do rio e o barco vai afundar. Então Gurudeva é o barqueiro e nossa vida é como um barco, ele nos conduz para alcançarmos Bhagavata Dhama, a morada do Senhor.

Por essa razão esse verso diz:

 

tasmād guruṁ prapadyeta
jijñāsuḥ śreya uttamam
śābde pare ca niṣṇātaṁ
brahmaṇy upaśamāśrayam

(SB 11.3.21)

 

Há muitas pessoas para falar e ouvir harikatha, mas é muito raro quem segue o comportamento ideal, você deve procurar aquela pessoa que segue de forma perfeita, ou seja, aquela pessoa que faz bhajana e ajuda os outros a fazerem bhajana também. Você tem que ir até um Guru assim, há vários outros sintomas de um Guru fidedigno. Na Gita, Krsna cita os sintomas de um discípulo.

O que eu falei antes? Como nós temos que ir até o Guru?

 

tad viddhi praṇipātena
paripraśnena sevayā
upadekṣyanti te jñānaṁ
jñāninas tattva-darśinaḥ

(BG 4.34)

 

Tad viddhi, saber sobre Deus, o que você deve fazer? Três coisas: ir até o Guru e prestar reverências, pranamas, se você estiver com qualquer dúvida em seu coração perguntar à ele, e terceiro é seva vritti, humor de serviço. Você deve possuir essas três coisas, então a alma auto realizada que tem conhecimento sobre Deus vai falar tudo para você.

Devemos entender sobre quem é o Guru e o discípulo fidedigno, os sintomas deles estão escritos.

Arjuna disse:

– Ó Bhagavan, Ó Krsna, eu sou seu discípulo, sisya.

Sisya significa o quê? Aquele que segue, acredita na ordem do Guru e aceita o castigo do Guru. Você deve ir até esse Guru.

 

tasmād guruṁ prapadyeta

(SB 11.3.21)

 

Krsna fala para Arjuna, explica como devemos ir até os pés do Guru verdadeiro e nos oferecermos, isso se chama rendição, saranagati, já ouviram esse nome? Saranagati:

– Eu me abrigo completamente no Senhor.

Quando vocês se rendem ao Guru isso se chama atma samarpana, se oferecer completamente aos pés de lótus de Gurudeva. Gurudeva nos dará instruções valiosas e sucessivamente adentramos na nossa vida espiritual.

Depois falaremos mais sobre o Bhagavad Gita. Krsna diz:

– Oh Arjuna, vou lhe explicar o resto.

Hoje vou parar por aqui, há muito tempo vocês estão ouvindo, portanto, não quero tomar muito tempo de vocês.

 

 

Transmitido em Hindi  22/04/2019 – Paramaribo, Suriname – Bhagavad Gita Seminar

(https://www.facebook.com/jaygurudevbr/videos/657692061328531/)